Home/ Editorias/ Qualificacao/ EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDORISMO

Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga com o empresrio Fabrcio Faria sobre: EMPREENDEDORIMO! - “Muitas pessoas não ousam empreender por parecer um desafio muito difcil; entretanto, s difcil para quem não ousa desafiar-se e tornar-se um empreendedor! ” - Denota o colunista. 
 
Publicado: 16/11/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
Muitas pessoas não ousam empreender por parecer um desafio muito difcil; entretanto, s difcil para quem não ousa desafiar-se e tornar-se um empreendedor!
Felipe Siqueira - Para enriquecer nosso bate-papo desta semana, decidi convidar o Fabrcio Faria, grande amigo e Empreendedor da Shel Zahav, que est trazendo a novidade ao Brasil, no ramo da cosmetologia. Primeiramente agradeço por conceder esse dilogo ao Pr-Trabalhador, especialmente minha coluna, que cada vez mais oferece aos leitores contedos diversificados sobre oportunidade e carreira, e certamente conversar um pouco com você sobre empreendedorismo ser muito gratificante! Partimos do fato de que você deixou uma carreira estvel e ousou empreender, se arriscando num ramo completamente diferente. Nos fale um pouco da sua formação e da decisão por optar pelo setor da beleza.
Entrevistado – Eu quem agradeço grandemente pela oportunidade. Não eu não deixei uma carreira estvel, simplesmente abandonei mesmo. E depois do nascimento de meu filho foi a melhor coisa que me aconteceu na minha vida. Foi uma mudança gradativa mais rpida de mindset. Hoje na minha concepção e visão, como empreendedor não existe carreira estvel, não existe instabilidade.  Comecei a ter essa visão e mudança de mindset depois de me aprofundar em literaturas como Napoleon Hill, Brendon Burchard, Tony Robbins, Chris Gardner, Jorge Paulo Lemann, Flvio Augusto, entre outros, vi que existe um mundo muito, infinitamente melhor, o mito da caverna de Platão. Foi justamente isso o que aconteceu comigo. Um exemplo simples, : a pessoa trabalha 40 ou 50 anos para poder depois ter supostamente um direito liberdade? Isso não faz sentido, s faz sentido em uma sociedade doente! Eu j trabalhei outrora e com um timo salrio no sistema de 6 por um, trabalhar 6 e folgar um. Hoje sabendo que se eu recebesse esse mesmo valor que eu recebia outrora e colocasse o mesmo valor de um tal de “FGTS” em alguns fundos mensais eu receberia at 7 vezes mais, ao final de um ano por exemplo, vejo o quanto minha mente era fechada, doente e nscia. Esse sistema de educação no qual somos condicionados desde o berço, nos ensina somente a competir, não nos ensina a ser livre, não nos ensina a ter sade, não nos ensina a empreender, nada disso, nos ensina somente a competir. As Escolas, Faculdades têm um papel fundamental em um sistema, sim no sistema, não em uma sociedade. Elas são projetadas para formar funcionrios, por isso que est cicatrizado “ V escola para conseguir um bom emprego”. A maior parte de estudantes de MBA vira empregado. Milhões de alunos saem de faculdades e afins desempregados e endividados, estão procurando emprego ou têm medo de perder os seus. 
O dia que eu me percebi nesse contexto onde uma pessoa me media, me dava o meu valor, me controlava o meu horrio de descanso, os meus dias de descanso, ou seja, me controlava em tudo eu disse não foi um basta. Mas como disso foi uma mudança, gradativa mais rpida. Gradativa porque eu tinha que saber exatamente para onde ir e o que fazer, pois sou pai sou casado, ou seja, a minha atitude refletiria em todos. Rpida porque decidi realmente ser o “Capitão de Minha Alma”.
E buscando aperfeiçoamento, buscando estar perto de pessoas que têm a mesma visão, (palestras, cursos, fruns, etc..) sempre fui buscando nichos de mercado onde eu pudesse me aperfeiçoar. Onde comecei e atuo at hoje com e-commerce. Da foi um pulo para trabalhar como afiliado de inmeros produtos digitais. Esse trabalho de afiliado consiste apenas em divulgar um certo nmero de produtos em uma dos milhões de Market Places, atrair trfego e vender e receber a sua comissão por isso.
Teve um momento que estava montando uma loja junto com um blog para um cliente e nesse caminho comecei a prestar a atenção em tendências em cosmticos no exterior e paralelo comecei a ver os nmeros do mercado de cosmetologia no Brasil e meus olhos começaram a brilhar.
Parece simples falando de tal modo, mais se engana quem pensa. Hoje eu posso contar com uma equipe, onde cada um tem uma função especializada, mais no começo não era assim não. Fiz muita venda de porta em porta e que adoro at hoje e sempre quando eu posso ou algum me pede uma ajuda amo fazer. Pois sei que estou fazendo algo para mim, para minha famlia, para a construção de meus sonhos.
E o tempo se passou, e atravs de alguns nmeros que conseguimos, acabamos chamando a atenção de um grupo de empresrios que me chamou em um primeiro momento para apresentar uma oportunidade de negcio. E quando vi que era voltada para a rea de cosmetologia, somente agradeci a Deus. Era o que literalmente eu estava procurando porm não com uma visão exata do que fazer.
Aqui sim entra o estudo, estudo de mercado, estudo de idiomas, estudo de sazonalidades entre outras centenas de coisas que não se aprende em uma escola ou faculdade qualquer, em se falando de “brasil” então melhor deixar de lado.
Não condeno as instituições de ensino, condeno o modo o qual isso e empurrado garganta abaixo e se aceita isso como se fosse algo normal.
Imagine se Bill Gates, Steve Jobs, Zuckerberg, que são cases recentes para não citar outros zilhões tantos, com medo de arriscarem, fizessem concursos pblicos!
Por isso sempre quando uma pessoa me diz isso ou aquilo de mercado de trabalho, desemprego, cansado da vida, sempre dou uma resposta: Você o nico responsvel pela sua vida. Você tem a vida que merece. Sejamos honestos e sinceros, nem todo mundo se tornar um empreendedor. H maneiras fceis de viver a vida. Repetindo, cada um tem a vida que merece.
 
Felipe Siqueira - Como est sendo a experiência de empreender? Nos conte um pouco sobre os principais desafios.
Entrevistado – uma experiência alucinante. A cada dia um aprendizado, tanto para o que bom para o que se ruim. Se a pessoa não tem valores morais ela se corrompe rpido. preciso muito cuidado e cautela. Desafios a cada minuto, porm se não os tiver você não chegar a lugar algum. 
Felipe Siqueira – Qual sua visão atual sobre o mercado brasileiro e quais as oportunidades que você enxerga para os empreendedores?
Entrevistado – Em relação ao mercado falando em uma CLT, sou totalmente contra e um incentivador nato do empreendedorismo. Tanto que hoje j tenho o meu braço direito que minha esposa e auxiliadora do meu lado e agora tambm o meu filho. Oportunidades! O Brasil um dos melhores se não for o melhor lugar do mundo para empreender. Falo isso na questão de oportunidades. Agora se for levar para o âmbito poltico esquece com o perdão da palavra um lixo, não presta para nada. Tudo o que se vê de propaganda de incentivo de apoio... tudo “balela”, querem investir em você para lhe sugar ao longo do tempo. Então tem que ser algo por você, por sua famlia, algo que te impulsione realmente a levantar de manhã todos os dias.
Quer melhores resultados? Então não faça o que todos fazem. Est todo mundo indo numa direção? Então justamente pra l que você não deve ir.
 
Felipe Siqueira – O que preciso para ser um empreendedor de sucesso?
Entrevistado – Coragem, Carter, Desejo, Determinação e acima de tudo um Sonho. Acredito ser o sonho a mola propulsora para tudo o mais. Ter um dinamismo singular que os leva par onde planejam ir. um foco tão intenso que nada pode tir-los do caminho ou atrapalhar seus planos. A capacidade do empreendedor de sonhar, ganhar, perder e novamente ganhar isso que o esprito empreendedor. o que distingue o empreendedor de todas as outras pessoas do mundo dos negcios. Tambm o que separa aquelas que querem ser empreendedoras das que podem ser. 
Ainda não encontrei um exemplo honesto de pessoa bem sucedida que não tenha se sacrificado tremendamente para ter sucesso. O sacrifcio o preço que as pessoas pagam para ter sucesso HONESTAMENTE. Infelizmente a maioria das pessoas não est disposta a pagar esse preço. mais fcil ficar na mdia, viver uma vida confortvel e segura, um pouco abaixo do sucesso.
Qual o preço que você est disposto a pagar? 
 
Felipe Siqueira – Considerando sua experiência, o que você diria para quem quer deixar a carreira e empreender?
Entrevistado – Não pense. Haja mais! “Você disse que foi gradativa e lenta”, sim, foi. Portanto, pare agora mesmo com o vcio maldito de assistir telejornais tendenciosos, novelas que s ensinam o que não prestam e não agregam valor algum a vida do ser humano, para de participar de grupos redes sociais com piadinhas, fofocas e coisas do gênero. Tudo isso s serve para deixar a mente em um estado vegetativo.
Isso bom para o que? Isso bom para quem? Se alimente com o seu sonho!
Pense no seguinte: você chega cansado exausto do trabalho em casa depois daquele dia estressante que você queria apagar de sua vida. E quando você entra seu filho vem correndo em seus braços. Você não vai gritar com ele, dizendo “agora não estou cansado” vai? da mesma forma com o teu sonho. Força que d. Acredite.
 
Felipe Siqueira – O que de mais valioso você aprendeu na sua carreira, que possa compartilhar conosco?
Entrevistado – Olha valioso... somente algumas pessoas que passaram o qual as levo at hoje. O demais. Mais nada. Nada eu digo nada mesmo. Compartilhar. Nunca ostente. Nunca despreze. Sempre que puder agradecer, agradeça. Sempre que puder amar, ame. a boa e velha lei da semeadura. E acima de tudo e de todos, não apenas acredite e tenha f em Deus. Tema a Deus. O mundo que conhecemos hoje foi construdo por homens e mulheres que não se conformaram com as coisas como elas são. Pessoas com coragem de assumir riscos para mudar. Resumindo, h milhões de pessoas que querem mudar o mundo mais não consegue mudar suas vidas.
 
Felipe Siqueira – Obrigado, foi timo!
Abraços!
By – Felipe Siqueira
Outras informações:
 
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.
 
Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga com o empresrio Fabrcio Faria sobre: EMPREENDEDORIMO! - “Muitas pessoas não ousam empreender por parecer um desafio muito difcil; entretanto, s difcil para quem não ousa desafiar-se e tornar-se um empreendedor! ” - Denota o colunista. 
 
Publicado: 16/11/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
Muitas pessoas não ousam empreender por parecer um desafio muito difcil; entretanto, s difcil para quem não ousa desafiar-se e tornar-se um empreendedor!
Felipe Siqueira - Para enriquecer nosso bate-papo desta semana, decidi convidar o Fabrcio Faria, grande amigo e Empreendedor da Shel Zahav, que est trazendo a novidade ao Brasil, no ramo da cosmetologia. Primeiramente agradeço por conceder esse dilogo ao Pr-Trabalhador, especialmente minha coluna, que cada vez mais oferece aos leitores contedos diversificados sobre oportunidade e carreira, e certamente conversar um pouco com você sobre empreendedorismo ser muito gratificante! Partimos do fato de que você deixou uma carreira estvel e ousou empreender, se arriscando num ramo completamente diferente. Nos fale um pouco da sua formação e da decisão por optar pelo setor da beleza.
Entrevistado – Eu quem agradeço grandemente pela oportunidade. Não eu não deixei uma carreira estvel, simplesmente abandonei mesmo. E depois do nascimento de meu filho foi a melhor coisa que me aconteceu na minha vida. Foi uma mudança gradativa mais rpida de mindset. Hoje na minha concepção e visão, como empreendedor não existe carreira estvel, não existe instabilidade.  Comecei a ter essa visão e mudança de mindset depois de me aprofundar em literaturas como Napoleon Hill, Brendon Burchard, Tony Robbins, Chris Gardner, Jorge Paulo Lemann, Flvio Augusto, entre outros, vi que existe um mundo muito, infinitamente melhor, o mito da caverna de Platão. Foi justamente isso o que aconteceu comigo. Um exemplo simples, : a pessoa trabalha 40 ou 50 anos para poder depois ter supostamente um direito liberdade? Isso não faz sentido, s faz sentido em uma sociedade doente! Eu j trabalhei outrora e com um timo salrio no sistema de 6 por um, trabalhar 6 e folgar um. Hoje sabendo que se eu recebesse esse mesmo valor que eu recebia outrora e colocasse o mesmo valor de um tal de “FGTS” em alguns fundos mensais eu receberia at 7 vezes mais, ao final de um ano por exemplo, vejo o quanto minha mente era fechada, doente e nscia. Esse sistema de educação no qual somos condicionados desde o berço, nos ensina somente a competir, não nos ensina a ser livre, não nos ensina a ter sade, não nos ensina a empreender, nada disso, nos ensina somente a competir. As Escolas, Faculdades têm um papel fundamental em um sistema, sim no sistema, não em uma sociedade. Elas são projetadas para formar funcionrios, por isso que est cicatrizado “ V escola para conseguir um bom emprego”. A maior parte de estudantes de MBA vira empregado. Milhões de alunos saem de faculdades e afins desempregados e endividados, estão procurando emprego ou têm medo de perder os seus. 
O dia que eu me percebi nesse contexto onde uma pessoa me media, me dava o meu valor, me controlava o meu horrio de descanso, os meus dias de descanso, ou seja, me controlava em tudo eu disse não foi um basta. Mas como disso foi uma mudança, gradativa mais rpida. Gradativa porque eu tinha que saber exatamente para onde ir e o que fazer, pois sou pai sou casado, ou seja, a minha atitude refletiria em todos. Rpida porque decidi realmente ser o “Capitão de Minha Alma”.
E buscando aperfeiçoamento, buscando estar perto de pessoas que têm a mesma visão, (palestras, cursos, fruns, etc..) sempre fui buscando nichos de mercado onde eu pudesse me aperfeiçoar. Onde comecei e atuo at hoje com e-commerce. Da foi um pulo para trabalhar como afiliado de inmeros produtos digitais. Esse trabalho de afiliado consiste apenas em divulgar um certo nmero de produtos em uma dos milhões de Market Places, atrair trfego e vender e receber a sua comissão por isso.
Teve um momento que estava montando uma loja junto com um blog para um cliente e nesse caminho comecei a prestar a atenção em tendências em cosmticos no exterior e paralelo comecei a ver os nmeros do mercado de cosmetologia no Brasil e meus olhos começaram a brilhar.
Parece simples falando de tal modo, mais se engana quem pensa. Hoje eu posso contar com uma equipe, onde cada um tem uma função especializada, mais no começo não era assim não. Fiz muita venda de porta em porta e que adoro at hoje e sempre quando eu posso ou algum me pede uma ajuda amo fazer. Pois sei que estou fazendo algo para mim, para minha famlia, para a construção de meus sonhos.
E o tempo se passou, e atravs de alguns nmeros que conseguimos, acabamos chamando a atenção de um grupo de empresrios que me chamou em um primeiro momento para apresentar uma oportunidade de negcio. E quando vi que era voltada para a rea de cosmetologia, somente agradeci a Deus. Era o que literalmente eu estava procurando porm não com uma visão exata do que fazer.
Aqui sim entra o estudo, estudo de mercado, estudo de idiomas, estudo de sazonalidades entre outras centenas de coisas que não se aprende em uma escola ou faculdade qualquer, em se falando de “brasil” então melhor deixar de lado.
Não condeno as instituições de ensino, condeno o modo o qual isso e empurrado garganta abaixo e se aceita isso como se fosse algo normal.
Imagine se Bill Gates, Steve Jobs, Zuckerberg, que são cases recentes para não citar outros zilhões tantos, com medo de arriscarem, fizessem concursos pblicos!
Por isso sempre quando uma pessoa me diz isso ou aquilo de mercado de trabalho, desemprego, cansado da vida, sempre dou uma resposta: Você o nico responsvel pela sua vida. Você tem a vida que merece. Sejamos honestos e sinceros, nem todo mundo se tornar um empreendedor. H maneiras fceis de viver a vida. Repetindo, cada um tem a vida que merece.
 
Felipe Siqueira - Como est sendo a experiência de empreender? Nos conte um pouco sobre os principais desafios.
Entrevistado – uma experiência alucinante. A cada dia um aprendizado, tanto para o que bom para o que se ruim. Se a pessoa não tem valores morais ela se corrompe rpido. preciso muito cuidado e cautela. Desafios a cada minuto, porm se não os tiver você não chegar a lugar algum. 
Felipe Siqueira – Qual sua visão atual sobre o mercado brasileiro e quais as oportunidades que você enxerga para os empreendedores?
Entrevistado – Em relação ao mercado falando em uma CLT, sou totalmente contra e um incentivador nato do empreendedorismo. Tanto que hoje j tenho o meu braço direito que minha esposa e auxiliadora do meu lado e agora tambm o meu filho. Oportunidades! O Brasil um dos melhores se não for o melhor lugar do mundo para empreender. Falo isso na questão de oportunidades. Agora se for levar para o âmbito poltico esquece com o perdão da palavra um lixo, não presta para nada. Tudo o que se vê de propaganda de incentivo de apoio... tudo “balela”, querem investir em você para lhe sugar ao longo do tempo. Então tem que ser algo por você, por sua famlia, algo que te impulsione realmente a levantar de manhã todos os dias.
Quer melhores resultados? Então não faça o que todos fazem. Est todo mundo indo numa direção? Então justamente pra l que você não deve ir.
 
Felipe Siqueira – O que preciso para ser um empreendedor de sucesso?
Entrevistado – Coragem, Carter, Desejo, Determinação e acima de tudo um Sonho. Acredito ser o sonho a mola propulsora para tudo o mais. Ter um dinamismo singular que os leva par onde planejam ir. um foco tão intenso que nada pode tir-los do caminho ou atrapalhar seus planos. A capacidade do empreendedor de sonhar, ganhar, perder e novamente ganhar isso que o esprito empreendedor. o que distingue o empreendedor de todas as outras pessoas do mundo dos negcios. Tambm o que separa aquelas que querem ser empreendedoras das que podem ser. 
Ainda não encontrei um exemplo honesto de pessoa bem sucedida que não tenha se sacrificado tremendamente para ter sucesso. O sacrifcio o preço que as pessoas pagam para ter sucesso HONESTAMENTE. Infelizmente a maioria das pessoas não est disposta a pagar esse preço. mais fcil ficar na mdia, viver uma vida confortvel e segura, um pouco abaixo do sucesso.
Qual o preço que você est disposto a pagar? 
 
Felipe Siqueira – Considerando sua experiência, o que você diria para quem quer deixar a carreira e empreender?
Entrevistado – Não pense. Haja mais! “Você disse que foi gradativa e lenta”, sim, foi. Portanto, pare agora mesmo com o vcio maldito de assistir telejornais tendenciosos, novelas que s ensinam o que não prestam e não agregam valor algum a vida do ser humano, para de participar de grupos redes sociais com piadinhas, fofocas e coisas do gênero. Tudo isso s serve para deixar a mente em um estado vegetativo.
Isso bom para o que? Isso bom para quem? Se alimente com o seu sonho!
Pense no seguinte: você chega cansado exausto do trabalho em casa depois daquele dia estressante que você queria apagar de sua vida. E quando você entra seu filho vem correndo em seus braços. Você não vai gritar com ele, dizendo “agora não estou cansado” vai? da mesma forma com o teu sonho. Força que d. Acredite.
 
Felipe Siqueira – O que de mais valioso você aprendeu na sua carreira, que possa compartilhar conosco?
Entrevistado – Olha valioso... somente algumas pessoas que passaram o qual as levo at hoje. O demais. Mais nada. Nada eu digo nada mesmo. Compartilhar. Nunca ostente. Nunca despreze. Sempre que puder agradecer, agradeça. Sempre que puder amar, ame. a boa e velha lei da semeadura. E acima de tudo e de todos, não apenas acredite e tenha f em Deus. Tema a Deus. O mundo que conhecemos hoje foi construdo por homens e mulheres que não se conformaram com as coisas como elas são. Pessoas com coragem de assumir riscos para mudar. Resumindo, h milhões de pessoas que querem mudar o mundo mais não consegue mudar suas vidas.
 
Felipe Siqueira – Obrigado, foi timo!
Abraços!
By – Felipe Siqueira
Outras informações:
 
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.