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DASHBOARD

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: DASHBOARD  (painel de bordo)! - “Os profissionais criam as ferramentas. As ferramentas recriam o profissionalismo”! - denota o colunista. 
Publicado: 13/10/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
Os profissionais criam as ferramentas. As ferramentas recriam o profissionalismo!
Vamos dialogar sobre o dashboard, uma ferramenta que o ajudará na carreira a organizar e apresentar melhor seu trabalho, oferecendo aos seus gestores outro nível de profissionalismo, por meio de um design mais prático e interativo. Trata-se de uma ferramenta de gestão que pode ser utilizada para tomada de decisões, na qual possibilita uma análise estratégica mais assertiva, acerca da forma sistemática que as informações mais relevantes sobre o desempenho organizacional são disponibilizadas.
Partimos da tradução simples, na qual dashboard significa painel de bordo (ou painel de informação), pois contém as principais e mais importantes informações compiladas, compostas por dados de indicadores e gráficos, num único painel de fácil acesso, manuseio e visualização. Toda a informação que está arquivada nas bases de dados da empresa não possui grande serventia, uma vez que não sabemos como devemos apresentar aos respectivos tomadores de decisões da organização. O dashboard deve ser implementado sempre que existir a necessidade de avaliar e monitorar performance. Uma mesma empresa pode trabalhar com diferentes dashboards e esses podem ser praticados e aplicados em diferentes níveis, pois retratam rapidamente os principais indicadores, transmitem informações relevantes em meio à alta demanda, dispõem de uma apresentação gráfica simples e objetiva para melhor transmissão das mensagens, buscando combinar diferentes variáveis sobre diferentes perspectivas, permitindo a interação entre as partes envolvidas.
Quando for elaborar o seu, reflita nas considerações aqui mencionadas para que ele funcione corretamente e atenda sua proposta. Não exagere nos efeitos para não estressar o usuário com o excesso de sinais que desviam a atenção e atrapalha o foco no que realmente é relevante, não adicione muitas cores para manter a demonstração dos conteúdos de forma organizada, escolha o gráfico mais adequado (aquele que combina com todos os tipos de resultados à serem apresentados), não apresente dados irrelevantes, utilize a quantidade de imagens necessárias (desde que relacionadas com o real objetivo proposto no dashboard) e procure expor todo conteúdo em uma única página, pois isso contribuirá para maior agilidade ao processo de análise das informações apresentadas. Pesquise nos sites de busca modelos para inspiração.
Beijos e abraços múltiplos!
 
By – Felipe Siqueira
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