A equipe de jornalismo do Pró Trabalhador conversou com especialistas da Facesp, Rede Mulher Empreendedora e Sebrae-SP e levantou 18 dicas para capitalizar melhor a participação em feiras, congressos, seminários e eventos (Confira).
Publicado: 31/08/15
Texto: Regina Ramalho
Foto: Edi Sousa Studio Artes.
Fonte: Assessorias de imprensa da Facesp, Sebrae-SP e Rede Mulher Empreendedora.
Crise também é oportunidade
Em tempos de crises e falta de emprego formal, tem uma porção de gente recebendo o Fundo de Garantia e outras verbas rescisórias. Mas antes de sair por aí querendo empreender, a coordenadora geral do Conselho da Mulher da Federação da Associação Comercial de São Paulo (Facesp), Fádua Sleiman, recomenda:
Antes de aplicar seu dinheiro é necessário saber se tem o perfil empreendedor para não perder os recursos de uma vida, Afirma.
Fádua preparou uma lista com seis dicas a pedido do Pró Trabalhador para aproveitar melhor a participação em feiras e eventos:
1- Antes de participar de um evento reflita: Qual a alma do seu negócio? Serviços ou vendas?
2- Se já possui um negócio, invista em treinamento e capacitação da equipe.
3- Fique atento ao uso das cores. Laranja e vermelho são mais aceitos nas classes C. Azul claro e cores frias nas classes A e B.
4- Vestuários e artesanatos deixar do lado direito onde o publico entra.
5- Não ficar só preso no stand, mas tirar tempo para circular entre eles em busca de novos negócios.
6- Reserve um tempo para participar de duas ou três palestras e aproveitar para tirar dúvidas, como por exemplo: Qual tempo médio para alcançar retorno no investimento.
Fádua lembra que em 18 de setembro, acontece o 2º CONGRESSO ESTADUAL DA MULHER EMPRESÁRIA . O evento é pago, outras informações estão disponíveis no site.
Mulheres que mudam o mundo
A empreendedora Ana Fontes, da Rede Mulher empreendedora, vem ganhando destaque ano após ano, promovendo encontros mensais entre empreendedoras de São Paulo e de diversos outros pontos do país. Está semana Ana, promove o primeiro: Fórum Empreendedoras, um movimento real de apoio a empreendedoras no Brasil, que prevê reunir cerca de 500 empreendedoras.
Em entrevista exclusiva, Ana explica para nossa equipe de jornalismo que as mulheres ainda necessitam despertar para a importância de falar sobre o seu próprio negócio e circular em locais onde possa trocar experiência com outros empreendedores.
Em nossos encontros sempre reforçamos e estimulamos as mulheres para aprenderem a falar sobre seus negócios e a reservar tempo para trocar experiências com outros empreendedores. As nossas pesquisas mostram que quando uma mulher empreende ela colabora para o progresso de toda a família e comunidade, explica.
Confira algumas dicas de Ana:
1- Reservar tempo na agenda mensalmente para fazer networking
2- Ir preparado, levando cartão de visitas e folhetos (mas sabendo que os folhetos são para os consumidores e os cartões para os negócios).
3- Sempre buscar capitalizar as informações de quem esta visitando seu stand (colocando as informações diretamente em um notebook)
4- Você pode até levar uma amiga para se sentir segura participando de um evento, mas não deve ficar grudada é importante circular e se mostrar aberta a novos contatos.
5- Seja qual for o evento sempre que tiver oportunidade exercite falar sobre o seu negócio,
6- Pense de que maneira o seu negócio pode fazer a diferença na vida das pessoas.
Feira do Empreendedor está com inscrições abertas
Uma das feiras mais importantes que acontecem em São Paulo para quem já tem ou está estudando abrir um negócio é a Feira do Empreendedor de São Paulo que está prevista para acontecer em fevereiro de 2016. Por isso, conversamos com um consultor do Sebrae-SP, José Carmo Vieira e questionamos quais as vantagens de garantir um espaço antes:
Normalmente para conseguir melhores espaços é necessário muita antecedência e habitualmente estes espaços costumam ter preços um pouco mais elevados, diz
A pedido do Pró Trabalhador o consultor forneceu outras seis possibilidades para os propensos empreendedores irem se preparando para a participação em feiras:
1- A primeira dica é sempre fazer um planejamento anual das feiras ligadas ao seu setor de atuação. Para isso, faça uma pesquisa no site da UBRAFE- União Brasileira dos Promotores de Feiras de Negócios www.ubrafe.org.br
2- Selecione as feiras e faça um calendário anual. As empresas organizadoras têm sites ou portais na internet com informações sobre: Período de realização; Datas e horários; Empresas expositoras; Dados e informações das edições anteriores: público presente, Negócios gerados, etc.; Atividades paralelas como congressos, seminários, workshops, Painéis, fóruns, talk-show e rodadas de negócios e Parceria com hotéis e agências de viagens;
3- No site do organizador ou promotor, verificar se o evento é gratuito, pago, aberto ao público ou exclusivo a empresários e profissionais do setor.
4- Se for apenas visitar a feira, defina se irá sozinho ou com pessoas de sua equipe; selecione os profissionais da sua empresa por quesitos técnicos e comerciais; escolha os que tenham domínio do produto, serviço ou do idioma local; pense também naqueles colaboradores que deseja capacitar.
5- Se for como expositor, aí então é necessário um extenso planejamento de participação, começando por fazer uma análise da feira e:
· Orçamento de participação (custos)
· Identificação do mercado alvo -
· Escolha dos produtos a serem expostos
· Plano de promoção e publicidade
· Coordenação do pessoal
· Determinação do pessoal para a feira
· Atribuição das responsabilidades
· Elaboração da escala de serviço
· Atuação pós-feira
6- Se apenas for visitar a feira, faça o plano de viagem e hospedagem e também o plano de visitação, definindo quais são os seus principais objetivos, por exemplo:
• conhecer novos fornecedores?
• estreitar o relacionamento com os fornecedores atuais?
• pesquisar novas tecnologias e soluções?
• resolver problemas específicos?
Feito isso, estabeleça metas claras para que você e sua equipe aproveitem os recursos investidos e obtenham o retorno esperado do evento.
Continuem acompanhando a editoria de empreendedorismo do Pró Trabalhador e lembre-se pode estar exatamente em você, à força para transformar o mundo.