Home/ Editorias/ Qualificacao/ INSPIRAÇÃO - CASE NETFLIX

INSPIRAÇÃO – CASE NETFLIX

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Inspiração - Case NETFLIX! - “A inovação pode ser a ferramenta mais poderosa para o sucesso!” - afirma o colunista. 

 A inovação pode ser a ferramenta mais poderosa para o sucesso!
 
Escolhi dialogar sobre a NETFLIX, pois a admiro como uma companhia que de forma inovadora revolucionou o mercado de locação de filmes, provocando um “confronto mortal” desafiando gigantes como a famosa Blockbuster, ao oferecer aos clientes a possibilidade de assistir ao filme ou seriado que quiser, com muitas opções (sem comerciais, quantas vezes e na hora que desejar), no eletrônico de predileção!
Fundada em 1997 pelos veteranos empreendedores Reed Hastings e Marc Randolph, começou a operar oficialmente em abril de 1998, oferecendo locação e venda de filmes (serviço descontinuado pouco tempo depois). A companhia tinha apenas 30 funcionários e 925 títulos de filmes disponíveis para oferecimento do serviço. A ideia de montar a NETFLIX surgiu da inconformidade de Hastings ao ter de desembolsar pagamento de multa por atraso na devolução de um filme. Foi então que a NETFLIX resolveu inovar e, em 1999, adotou o sistema de assinaturas com aluguéis ilimitados, após receber de um grupo de investidores US$ 30 milhões. O sucesso ocorreu instantâneo, principalmente porque, ao contrário das locadoras tradicionais, a empresa não cobrava multas por atraso, locando uma série de filmes independentes, documentários, animações japonesas, cuja demanda individual era pequena demais para redes grandes como a própria Blockbuster. A assertividade atraiu mais alguns milhões de dólares investidos nos caixas da NETFLIX.  A aceitação do público ao serviço foi tamanha, proporcionando a empresa possuir mais de 35.000 filmes em seu acervo já no ano de 2005, com envio médio de 1 milhão de DVDs por dia via correios e volta de 4 e 5 milhões de clientes, impactando as maiores tradicionais concorrentes. Comemorando em 2007 o aluguel de um bilhão de DVDs, a NETFLIX se reinventou através do sistema de streaming, uma tecnologia que permite a transmissão instantânea de vídeos pela internet, permitindo ao cliente assistir mais de mil filmes e episódios de seriados na tela do seu computador.  Com diversas datas e fatos “marcos” para a NETFLIX e constantes atualizações do serviço e da plataforma on line, produção de séries com conteúdo próprio e original, lançamento do SUPER HD, dentre outras inovações de gestão da própria empresa, aumentou seus lucros cada vez mais, ano após ano, valendo mais que alguns tradicionais estúdios de cinema de Hollywood que licenciam seus filmes a ela. 
Decidir dialogar sobre a NETFLIX para tentar inspirar nossas mentes através de um Case de sucesso, que além de causar evidente impacto nas operadoras de TV a cabo, assustar os gigantes estúdios, conseguiu impactar pessoas. Toda essa reflexão sobre inovação, partindo deste modelo, nos remete a nos inserirmos num contexto contemporâneo, cheio de necessidades, que em algum momento a NETFLIX identificou e se propôs a entender, contribuindo por meio de serviços com custo benefício, compatível com vários dispositivos, vasto catálogo e variados conteúdos de sucesso, fidelizando a mim, alguns de vocês e milhares de clientes do Brasil e outros países. 
 
 
Abraços!
 
By – Felipe Siqueira