Home/ Editorias/ Qualificacao/ INSPIRAÇÃO - CASE CHILLI BEANS

ENCONTRAR UM PROPÓSITO

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Encontrar um propósito! - “Enquanto não acharmos nosso propósito, estaremos sempre procurando fora, o que está dentro de nós!” - aponta o colunista.
 
Publicado: 21/09/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
 
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
Enquanto não acharmos nosso propósito, estaremos sempre procurando fora, o que está dentro de nós!
É muito importante termos um propósito claro que nos traga sentido para a carreira e para vida, aquilo que você sente que é bom para você, e que traz um sentimento imenso de gratidão pela oportunidade de contribuir. É comum sentirmos que deveríamos estar fazendo outra coisa ou estar em algum outro lugar ou profissão, pois buscamos fazer coisas que nos realize totalmente, mas no mundo real isso não é tão simples e fácil.
Mas como saber qual o seu propósito se você não tiver nenhuma ideia sobre aquilo que realmente gostaria de fazer? Sugiro sim começar sonhando, e no próprio sonho procurar identificar tudo o que você pode fazer de melhor e que pudesse causar impacto nas pessoas. Talvez essa seja uma forma de ter elementos para começar a enxergar seu caminho. Inicie eliminando coisas incompatíveis com a sua vontade e opções que não tem nada a ver com aquilo que sente no seu âmago. A partir daí, tente mudar aos poucos separando todas as opções que foram escolhidas, sugeridas por outras pessoas, ou por causa das circunstâncias da vida. Retome lembranças da sua infância e das coisas que te davam mais significado à vida e prazer em fazer, assim poderá identificar parâmetros que possibilitarão novas escolhas, baseadas em sentimentos e vontades de verdade. Tente envolver sua realidade em sua desejada vida profissional, como uma forma de hobby. Busque conhecer mais da sociedade, sobre as empresas, se envolva diariamente em novas coisas ligadas ao mercado e monte um plano concreto de desenvolvimento para realizá-lo. Nada de surpresas se você descobrir que tem outras vocações! Por exemplo, se descobre em meio a esses exercícios que possui uma empatia grande com fotografia e lhe desperta a vontade de trabalhar com isso, mas hoje tem um excelente emprego em uma área completamente diferente, eu sugeriria que se envolvesse  na curiosidade desta profissão paralelamente, de forma indireta. Conheça conteúdos relacionados, faça cursos e pequenos trabalhos, participe de grupos, troque ideias e materiais sobre o assunto. É necessário que se envolva até que um dia poderá descobrir de forma orgânica que está pronto para transitar ou conciliar uma nova atividade. 
O caminho pode ser bem mais simples quando você decide enfrentar um “sim” à frente dos obstáculos, e agregar todas as possibilidades e recursos que você mesmo pode obter para sustentar seu propósito. Assim tudo ficará mais claro. Viver seu propósito pode ser trilhar uma ponte ao encontro do verdadeiro sentido para a felicidade! 
Beijos e abraços múltiplos!
By – Felipe Siqueira
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.