Sorrir

Na coluna desta semana, o Psiclogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Sorrir! - “Encontre verdadeiros motivos para sorrir e sorria para o mundo!” - sugere o colunista.
 
 Publicado: 31/08/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psiclogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultrio clnico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
 
A cada dia buscamos realizar mais e mais coisas, e sermos cada vez mais eficientes e eficazes em tudo que fazemos. Se não, talvez essa pudesse ser uma tendência positiva. Num mercado economicamente adoecido, competitivo e saturado de profissionais em busca de oportunidades, o que fazer para que ser percebido? Um grande recurso que sugiro refletirmos o sorriso. Sim, o sorriso!
Sorrisos genunos sempre transmitem uma mensagem verdadeira. Pessoas que sorriem com frequência podem ser consideradas empaticamente generosas, extrovertidas e interessantes. Creio que at os economistas consideram que o sorriso possui algum valor. Algumas vezes as pessoas sorriem apenas por educação ou cordialidade, o que faz parte. Não importa o momento em que o sorriso aconteça, todos funcionam para provocar reações. Quando estamos nervosos ou irritados, a atenção dos outros tende a diminuir. No ambiente de trabalho comum os colegas deixarem de notar o que acontece ao seu redor, toda via sorrir nos faz sentir melhor, o que faz com que nossa flexibilidade e habilidade de pensar holisticamente aumentem. O sorriso pode ser uma maneira de lidar e reduzir o estresse causado por situações negativas. No entanto, se atente para com os excessos e tome cuidado, pois sorrir em situações ruins pode não causa uma boa impressão, e sorrisos falsos podem ter o efeito contrrio e provocar possvel monotonia, exaustão e at antipatia. Apesar de acreditar na capacidade das pessoas conseguirem fingir um sorriso real, ariscaria pensar que um sorriso genuno nunca mente. Acredito que os falsos sorrisos envolvem apenas os lbios, enquanto o sorriso provido da essência interior abrange nitidamente os olhos e se espalha por toda a face.   
Se dê a oportunidade de descobrir no sorriso, um simples prazer da vida, que sem notamos fazemos s vezes de forma quase que automtica. Se esse dilogo não fez você sorrir, considere que alguns estudos apontam que pessoas que sorriem mais vivem mais. Então sorria verdadeiramente a partir de agora e busque muitos bons motivos para sorrir sempre! 
 
 
Beijos e abraços mltiplos!
 
By – Felipe Siqueira
 
 
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pr Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal do Pr Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pr Trabalhador.