Sorrir

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Sorrir! - “Encontre verdadeiros motivos para sorrir e sorria para o mundo!” - sugere o colunista.
 
 Publicado: 31/08/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
 
A cada dia buscamos realizar mais e mais coisas, e sermos cada vez mais eficientes e eficazes em tudo que fazemos. Se não, talvez essa pudesse ser uma tendência positiva. Num mercado economicamente adoecido, competitivo e saturado de profissionais em busca de oportunidades, o que fazer para que ser percebido? Um grande recurso que sugiro refletirmos é o sorriso. Sim, o sorriso!
Sorrisos genuínos sempre transmitem uma mensagem verdadeira. Pessoas que sorriem com frequência podem ser consideradas empaticamente generosas, extrovertidas e interessantes. Creio que até os economistas consideram que o sorriso possui algum valor. Algumas vezes as pessoas sorriem apenas por educação ou cordialidade, o que faz parte. Não importa o momento em que o sorriso aconteça, todos funcionam para provocar reações. Quando estamos nervosos ou irritados, a atenção dos outros tende a diminuir. No ambiente de trabalho é comum os colegas deixarem de notar o que acontece ao seu redor, toda via sorrir nos faz sentir melhor, o que faz com que nossa flexibilidade e habilidade de pensar holisticamente aumentem. O sorriso pode ser uma maneira de lidar e reduzir o estresse causado por situações negativas. No entanto, se atente para com os excessos e tome cuidado, pois sorrir em situações ruins pode não causa uma boa impressão, e sorrisos falsos podem ter o efeito contrário e provocar possível monotonia, exaustão e até antipatia. Apesar de acreditar na capacidade das pessoas conseguirem fingir um sorriso real, ariscaria pensar que um sorriso genuíno nunca mente. Acredito que os falsos sorrisos envolvem apenas os lábios, enquanto o sorriso provido da essência interior abrange nitidamente os olhos e se espalha por toda a face.   
Se dê a oportunidade de descobrir no sorriso, um simples prazer da vida, que sem notamos fazemos ás vezes de forma quase que automática. Se esse diálogo não fez você sorrir, considere que alguns estudos apontam que pessoas que sorriem mais vivem mais. Então sorria verdadeiramente a partir de agora e busque muitos bons motivos para sorrir sempre! 
 
 
Beijos e abraços múltiplos!
 
By – Felipe Siqueira
 
 
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.