Perfeito

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre o assunto: Medo do fracasso! - “ Ser perfeito num mundo imperfeito pode ser perigoso! “ - alerta o colunista.
 
Publicado: 25/08/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
 Ser perfeito num mundo imperfeito pode ser perigoso!
 
Temos o hábito de valorizar as pessoas pelo que elas fazem muito bem. No entanto, fazer tudo perfeitamente e o tempo todo é impossível, ultrapassa a capacidade humana e essa necessidade pode desencadear uma série de problemas. 
O perfeccionismo consiste na perseguição patológica de padrões elevados inatingíveis, e pode surgir associado à ansiedade, depressão e transtornos alimentares, num peso de sentimento em que qualquer erro torna-se catastrófico. Na carreira, muitas pessoas que se orientam pela premissa do perfeccionismo e são motivadas a ser perfeccionistas praticamente em tudo o que fazem, podem canalizar pensamentos de negatividade, desvalorizar as outras pessoas e depreciar o próprio ego. Pessoas excessivamente perfeccionistas acreditam que não são capazes de fazer algo que não resulte na perfeição. Esse tipo de pensamento nos priva da valiosa aprendizagem real pelos benefícios das experiências imperfeitas. A busca pela perfeição pode tornar-se patológica, fadada à uma formação rígida do pensamento, que impede a capacidade de adaptação em situações e pessoas adversas. 
Existem evidências em muitas pesquisas e estudos que mudar comportamentos é na grande maioria das vezes o melhor recurso para mudar os nossos pensamentos e sentimentos. Investir no autoconhecimento, no autodesenvolvimento e buscar compartilhar com um profissional - psicólogo, pode ajudar na percepção dos seus pensamentos disfuncionais, isto é, que tipo de pensamentos é a causa dos seus problemas emocionais e comportamentais. Por tanto, busque sempre um pensamento mais equilibrado, fuja da necessidade de fazer tudo na perfeição e seja feliz, considerando que nem tudo na vida tem o mesmo grau de importância!
Beijos e abraços múltiplos!
By – Felipe Siqueira
 
 
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.