Home/ Editorias/ Qualificacao/ COMPETITIVIDADE

COMPETITIVIDADE

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre o assunto: Competitividade! - “O mercado de trabalho está tão competitivo que só ser qualificado e bem treinado não é suficiente!”- aponta o colunista.
 
 Publicado: 04/08/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
 
O mercado de trabalho está tão competitivo que só ser qualificado e bem treinado não é suficiente!
Atualmente vivemos uma crise na economia em que cresce a taxa de desemprego, aumentando a preocupação dos trabalhadores no quesito competitivo, que se refere a oportunidades no mercado de trabalho. Ser competitivo frente a este cenário não é mais uma opção, mas uma necessidade de sobrevivência para multiplicar as chances frente a tantos concorrentes. 
Almejar uma vaga, uma promoção, um posto novo ou mesmo o reconhecimento na empresa em que você atua, passa a ser um desafio dobrado, que requer que seus talentos sejam impressos em conhecimentos, habilidades e atitudes, porém, de forma inovadora, tecnológica e original! Diferente dos que cultivam conhecimentos desatualizados sem sua zona de conforto e sem qualquer garantia, os competitivos estão à solta, sedentos por uma oportunidade e cientes de onde querem chegar. Por isso precisamos urgentemente buscar a clareza da nossa própria carreira e nos colocarmos à disposição para recomeçar continuamente se for necessário. Competitivo é a pessoa proativa, que vai atrás da sua meta e não descansa até que esteja fixada em sua mente e estejam claros os valores agregados para conquistas! O diferencial entre pessoas competitivas é que cada competidor desenvolve sua própria estratégia, utilizando ferramentas na busca de um jeito diferente de ser o melhor dentre os outros à serem escolhidos. O que as pessoas têm em abundância, não está tão valorizado. O escasso vale mais no mercado contemporâneo, e é justamente por isso que o profissional competitivo encontra suas principais forças em potenciais. Não é a quantidade de qualidades que determinarão uma escolha, mas as qualidades interessantes seduzirão o mesmo horizonte almejado pelas organizações. Num cenário econômico tão difícil em que estamos vivemos, o diferencial está em ser humano, na íntegra. Estar insistentemente dedicado e conhecer sobre si mesmo e na capacidade de compreender sua inteligência emocional. 
O caminho para investir na competitividade é se destacar na capacidade de formar parcerias com pessoas agregadoras, liderar situações, problemas e pessoas e aperfeiçoar-se nas coisas que faz. Então, deixe a ficha cair e esteja ciente de que você precisa ser competitivo! Reflita se o quanto ser indiferente te coloca junto da maioria, se o tempo perdido pode ser uma desvantagem irredutível e se sua atuação hoje basta.
Beijos e abraços múltiplos!
By – Felipe Siqueira
Outras informações:
 
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.