Home/ Editorias/ Qualificacao/ ZELAR PELA SAÚDE EMOCIONAL

ZELAR PELA SAÚDE EMOCIONAL

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Zelar pela saúde emocional! - “Somos responsáveis pela condução das nossas emoções!“ - afirma o colunista.
 
Publicado: 23/06/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
Somos responsáveis pela condução das nossas emoções!
Quando o assunto é saúde emocional ou tecnicamente denominada mental, logo pensemos em hábitos que caracterizem um modo de viver mais saudável. O bem-estar na vida é composto por abrangentes dimensões emocionais, físicas, espirituais, sociais e profissionais. Neste diálogo, nos remeteremos a refletir sobre a responsabilidade para com a nossa própria saúde mental, buscando um estilo de vida emocional mais equilibrado. 
 
Podemos compreender de forma sintética e definirmos saúde emocional (utilizaremos este termo), enquanto o equilíbrio das nossas funções psíquicas, que se revelam na capacidade de controlarmos e gerenciarmos nossas emoções. Não há necessariamente algum sintoma que revele um desequilíbrio emocional. Quanto melhor nos conhecemos, mais conseguiremos lidar com as nossas emoções, planejar nosso crescimento e promover mudanças significativas na nossa saúde e qualidade de vida. Estar atendo às diversas dimensões do nosso dia-a-dia deve tornar-se um valor, pois a maneira como lidamos com nossas emoções tem um impacto muito grande na nossa saúde emocional, podendo estender-se para saúde física. 
 
Sonhe, cultive sua autoestima, procure estabelecer objetivos e metas realistas, permita-se presentear-se, reserve um tempo só para você, adquira novas culturas, adote pensamentos otimistas, troque experiências com quem confia, tente administrar suas preocupações, faça algo inusitado, não deixe de ter lazer, ouça seus sentimentos e emoções e faça coisas que lhe façam se sentir bem. A ausência destas e de outras esferas também podem gerar um estado de desequilíbrio. Não podemos ignorar nossos antecedentes familiares, os ambientes em que vivemos, as nossas relações, dificuldades e os sintomas da nossa própria saúde.
 
A psicoterapia é um recurso fornecido por profissionais da psicologia, no qual podemos utilizar para o auxílio na ampliação da consciência, administração dos conflitos, no enfrentamento das dificuldades, na compreensão das relações, na busca do autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida. Entretanto, não é necessário estar com um ou mais problemas específicos para buscar atendimento. O tratamento psicológico pode também ser preventivo!
 
Beijos e abraços múltiplos!
 
By – Felipe Siqueira
 
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
 facebook/felipedossantossiqueira
 LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
 Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.