Home/ Editorias/ Qualificacao/ AGIR PARA INOVAR

AGIR PARA INOVAR

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga sobre: Agir para Inovar! - “Na incerteza, acredite no seu instinto inovador! “ - recomenda o colunista.
 
 
Publicado: 16/06/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
Na incerteza, acredite no seu instinto inovador! 
Quando se fala em inovação, muitas pessoas pensam que seja algo de muita complexidade, mas na verdade, o importante é ter claro que inovar pode ser simples e ir muito além de apenas ter novas ideias. A inovação deve gerar valor à vida, ou seja, não se trata apenas de inovar para desenvolver-se na carreira, mas também para resultar em inovações valorosas ao âmbito pessoal.
 
Atualmente a palavra “inovar” é comumente utilizada no contexto de invenções e ideias, porém, não se trata apenas de avanços tecnológicos e científicos. O conceito de inovação é bastante diversificado e conectado a valores, dependendo principalmente da sua aplicação, ou seja, faz parte do processo tornar-se responsável por reinventar a si mesmo. De um modo geral, podemos refletir em variadas formas de inovar e investirmos em alguns hábitos que podem ser bastante úteis para colocar nossas mentes para trabalhar. 
 
Comece pelo “por quê” e desperte o interesse de quem está a sua volta. Imagine de um jeito diferente, promova um brainstorm (uma técnica de dinâmica de grupo, uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa ) pensando em questões que possam abranger detalhes e, que por sua vez, inspirem mais pessoas ao seu redor. Mantenha-se receptivo para receber feedbacks, aberto a compartilhar ideias e trabalhar em equipe. É fundamental cultivar a curiosidade, adotando uma postura questionadora e reflexiva. Foque na solução e crie um tempo para pensar.
 
Existem mitos em que se faz necessária a genialidade, ou que somente há valoração quando as respostas são assertivas. Faça a opção consciente pelo risco, permita-se errar e aprender com o erro, tornando as experiências poderosas fontes motivacionais. 
 
Para inovar você pode experimentar simplificar, se aprofundar no assunto, mas sem necessariamente pensar em algo complexo. Esteja atento às tendências e aos recursos que podem facilitar e viabilizar uma série de possibilidades que gerem resultados. A dimensão da inovação está diretamente associada com o tamanho do impacto da mudança, partindo de cada um, podendo ocorrer dentro das organizações e gerar uma mudança externa. A pessoa que de fato se propõe a ser inovadora precisa se desafiar a traduzir boas ideias em atitudes!
 
Beijos e abraços múltiplos!
By – Felipe Siqueira
 
Outras informações:
 
 conexaocomfelipe@gmail.com
 facebook/felipedossantossiqueira
 LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
 Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
 www.trilhavocacional.com.br
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.