Home/ Editorias/ Qualificacao/ ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching, Felipe Siqueira dialoga sobre: Orientação Vocacional.“A felicidade no trabalho é provida da vocação!” - aponta o colunista.
  
Publicado: 09/06/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos. 
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima Studio Artes.
 
A felicidade no trabalho é provida da vocação!
 
A cada dia o mercado de trabalho oferece novas opções de carreiras e de oportunidades profissionais. Desde o nosso nascimento passamos por um processo contínuo de constituição social, cujo desenvolvimento se dá por meio de transformações. 
 
Partindo deste pressuposto, podemos seguir, refletindo que não somos e somos os mesmos que éramos desde a nossa infância, e somos iguais e diferentes dos outros e de nós mesmos até desenvolvermos nossa identidade. 
 
Com o passar do tempo, vamos assumindo características que nos identificam e nos distinguem das outras pessoas, em contínua interação social e permanente metamorfose.  
 
Partindo deste raciocínio podemos compreender a importância da vocação, para que possamos ter sucesso em exercermos uma determinada profissão ou uma aptidão natural (talento) para executar algo.
 
Especialistas afirmam que a insegurança diante da escolha profissional é um sintoma saudável e produtivo, portanto, nossas dúvidas não devem ser encaradas como um problema. 
 
O meu comprometimento com você, é de juntos refletirmos sobre a dimensão da importância e o valor que o trabalho tem para nossa vida num contexto psicossocial e como escolher assertivamente a profissão. 
 
O processo de Orientação Vocacional é o melhor recurso para obter a possibilidade de se conhecem melhor, percebendo em si: identificações, características e singularidades, podendo ampliar e transformar sua consciência e consequentemente conquistar melhores condições de desenvolvimento e especificamente no momento crucial, fazer a escolha certa. 
 
Mudar não significa fracasso nem frustração, mas sim a aceitação de desafios que a vida traz. Escolher uma profissão, cuja você tenha vocação, representa grande parcela da qualidade de vida que se pretende ter. É sempre hora de compreender que seguir na direção certa é fundamental para o alcance do sucesso, e que refletir isso com a ajuda de um profissional especialista, pode gerar resultados para uma vida inteira!
 
Beijos e abraços múltiplos!
 
By – Felipe Siqueira