Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Liderança feminina: tem homem que ainda se assusta!

Liderança feminina: tem homem que ainda se assusta!

Jean 4511
 
 
 
 
 
Publicado: 20-06-16
Colunista: Professor Jean Carlos, graduado em educação física e mestre em psicologia genética pela Unicamp, personal profissional coach pela SBC, autor do livro: “Encantando Mentes”, co-autor do aplicativo Power Coaching e diretor técnico da UP Desenvolvimento Humano.
Foto: Edi Sousa Studio Artes 
 
 
Certa feita estava esperando um dos meus filhos na saída da escola. Quem é pai e passa por isso todo santo dia sabe do que eu estou falando. Buzinas a pleno pulmões, fila dupla, stress etc. Para evitar esse tormento cheguei mais cedo, estacionei o carro a uma distância maior e fiquei na entrada do pátio esperando. 
 
Como um profundo admirador e estudioso da psique humana pude perceber que havia dois grupos de pré-adolescentes da mesma sala de aula próximos fisicamente um do outro, porém distantes do ponto de vista emocional.
 
As diferentes formas de se comportar de cada grupo me chamou atenção.
 
 As meninas esbanjavam presença com seus sorrisos, expressão corporal e linguagem que se não era rebuscada expressava um acervo de vocabulário considerável. Outro aspecto interessante sobre as meninas é que estavam nem aí para os garotos da sua idade, o que despertava o desejo delas realmente eram os garotos mais velhos do colegial que saiam de suas respectivas aulas naquele momento. 
 
Os meninos por sua vez esboçavam uma forma de comunicação diferente, de cara muito menos expressiva e expansiva comparativamente ao das colegas de sala. Mas o que me deixou intrigado mesmo era a forma como eles queriam chamar a atenção delas. Um empurrava o outro encima do grupo das meninas como estratégia, acredito, com o intuito de expressar sua vontade de se fazer notado. 
 
De repente uma das meninas, já cansada de levar esbarrão dos garotos disse elegantemente e de forma enfática: “Escuta aqui, você não se enxerga não? Cresce primeiro, depois você vem conversar comigo!”. Fiquei estupefato, pois me passou um flash na mente e caiu a ficha do porque quando eu estava no nono ano do ensino fundamental fazia o maior sucesso com as meninas do quinto ano e em contrapartida era quase invisível para as meninas da minha sala.
O que isso tem haver com o título desse artigo?
 
Vamos ver!
 
Historicamente falando essa capacidade expansiva da mulher é vista como algo negativo. Eva, segundo o livro sagrado é quem foi a responsável pela expulsão dela e de Adão do jardim do Éden. E qual foi o seu suposto erro? Comer a fruta da árvore proibida. Agora, reflita comigo, ter comido da fruta demonstra uma capacidade fundamental para qualquer líder, qual seja: a de pensar fora da caixinha, pensar além do horizonte, experimentar! Vendo por esse prisma ter comido a fruta tirou Eva e Adão da passividade do paraíso e os colocou rumo a uma jornada maravilhosa onde estamos todos imersos até hoje, que é a do desenvolvimento cognitivo e moral.
Por isso, obrigado pela sua pró-atividade Eva!
 
Ainda tomando como referência personagens bíblicos, a figura de Maria Madalena é emblemática para abordar o tema liderança. Sua posição é central em vários momentos na passagem de Jesus na terra. Até mesmo Maria - a Virgem Santíssima - não foi tantas vezes citada como Maria Madalena nos evangelhos oficiais. Se considerar outras fontes, tidas como “não oficiais” como um manuscrito de 570 d.c. redigido em Siríaco, percebe-se Maria Madalena como mais que uma seguidora fiel. Sugere-se, a partir do texto referido, que Maria Madalena teve papel central na articulação da disseminação da mensagem de Jesus por onde passou, inclusive gerando certo mal estar entre os mais próximos do Cristo como, por exemplo, Pedro.
 
 Polêmicas a parte, não seria um descalabro se uma mulher, com sua presença e expressividade, tivesse um papel de liderança tão relevante em nível dos seguidores do gênero masculino, haja vista que tanto no suspiro derradeiro de Jesus quanto na sua primeira aparição depois de morto, foi Maria Madalena a personagem mais presente.
 
Poderia citar ainda Jona D´arc com seus 17 anos a frente de um bando de marmanjos com espadas nas mãos, liderando-os no campo de batalha. Incompreendida também foi queimada viva por atribuir ouvir “vozes” que a guiavam em suas tarefas. Foi condenada por colocar em prática uma habilidade de liderança raras vezes vista com maestria hoje em dia, a de saber ouvir. Uma grande líder que cometeu o erro de ouvir “além da conta”. 
 
A essa altura do texto você deve estar pensando. Tá, mas porque a liderança feminina ainda assusta alguns homens?
Porque elas possuem atributos que ainda estamos engatinhando para desenvolver! Dois deles são:
 
Expressão linguística = traga uma mensagem de departamento para um líder homem e ele lhe dará feedbacks do tipo: “ram ram”, “tá”, “ok”, “hum” “sei” (confesso que a carapuça serve direitinho pra minha pessoa). Já uma líder mulher vai procurar destrinchar a situação nos mínimos detalhes;
 
Expressão corporal = mais da metade de toda mensagem que nosso cérebro capta da outra pessoa advém dos gestos dinâmicos do corpo, portanto, antes de qualquer coisa usar essa ferramenta, geralmente mais precisa na mulher, é um sinal de inteligência, pois nos permitirá transmitir mensagens mais eficientes.
 
A questão central deste artigo é apresentar o papel fundamental da mulher como líder, independente do âmbito de atuação. Acredito que ao observar as meninas do colégio durante a espera de um dos meus filhos foi um exercício de aprendizagem de liderança, mesmo que elas nem sonhem que são a fonte inspiradora dessas linhas.
 
Cabe a nós do sexo masculino ter um pouco mais de humildade e desenvolvermos os atributos que pra elas flui com tanta naturalidade e podemos começar pelos dois acima que citei. 
 
Afinal de contas não queremos mais chamar atenção empurrando uns aos outros, não é verdade?
 
Outras informações:
E-Mail -jean@updesenvolvimentohumano.com.br
Facebook - Prof. Jean Carlos
Whatsapp: + 55 * 17 98188-9211
Inscreva-se no canal do you tube e tenha acesso exclusivo a informações sobre liderança
Clique Aqui You Tube
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.