Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Darth Vader. Cuidado! Seu líder pode ser ele

Darth Vader. Cuidado! Seu líder pode ser ele.

Jean 4390Liderar não é tarefa fácil, mas não é o título ou cargo que torna uma pessoa líder é necessário muito mais. No artigo desta semana o professor Jean Carlos ressalta: “O título de líder não nos confere poderes sobre-humanos que justifiquem tratar os colaboradores como seres inferiores”. 
 
Publicado: 1-02-16
Colunista: Professor, Jean Carlos graduado em educação física e mestre em psicologia genética pela Unicamp, personal profissional coach pela SBC, autor do livro: “Encantando Mentes”, co-autor do aplicativo Power Coaching e diretor técnico da UP Desenvolvimento Humano.
Foto: Edi Souza, Nalva Lima e Fernando Ribeiro. 
 
Confesso que não sou um fã de carteirinha da série Star Wars. Contudo, me intriga a maneira como o personagem Darth Vader passa de mocinho para bandido.
Entendamos o fato!
 
Darth Vader, antes de completar seu treinamento e se tornar um verdadeiro mestre de guerra, chamava-se Anakin e era uma das apostas de seu mentor Obi-Wan para manter a hegemonia do lado bom da força. Infelizmente Anakin cedeu à tentação do poder do lado sombrio da força e se tornou o icônico Darth Vander.
Nesse momento do texto você deve estar pensando:
 
- Ok, e o que isso tem haver com o tema liderança?
 
Vejamos! O processo de desenvolvimento de um líder passa por inúmeras fases e desde que bem feito exige um acompanhamento de mentoring, coaching ou consulting, dito em outras palavras, todo bom líder teve ao seu lado um Obi-Wan.
 
A trajetória leva anos para chegar num patamar satisfatório, à conquista de habilidades para lidar com situações que exigem resiliência, foco, tranquilidade, persuasão dentre várias outras, requer treinamento de um verdadeiro guerreiro.
 
Os Obi-Wan do contexto corporativo - e no Brasil existem muitos dignos de nota - acreditam em seus pupilos e por isso abraçam a causa com todo o afinco na certeza que a empresa que representam, tenha ao final de seu trabalho, o melhor líder possível para atuar do lado bom da força e proporcionar o crescimento desejado pelos executivos.
 
No entanto, alguns líderes que a princípio estavam no time de Anakin, acabam por ceder a tentação e se entregam aos desvarios que a sensação de poder exerce sobre aqueles que não sabem lidar com ele. No final das contas o lado sombrio da força ganha mais um adepto, mais um Darth Vander.
E isso é péssimo para todos aqueles que investiram durante meses em treinamento para formação do líder. Antes do final da saga Star Wars, Darth Vander morre e tenta se redimir nos últimos suspiros dando mostras de que o velho Anakin sempre esteve ali, porém o estrago feito já era grande, apesar de nunca ser tarde para revisar nossa consciência.
 
No filme, uma ficção, fica o aprendizado. Na empresa, uma realidade, fica o prejuízo.
 
Prefiro acreditar que é possível vencer à tentação do lado sombrio da força. Para tanto, segue algumas orientações que aprendi com alguns dos Obi-Wan que passaram por minha vida:
 
O título de líder não nos confere poderes sobre-humanos que justifiquem tratar os colaboradores como seres inferiores;
O maior papel do verdadeiro líder é tornar-se um Obi-Wan para seus colabores, sabedor de que seu cargo é transitório e não eterno;
A onipotência é o meio mais rápido para chegar ao lado sombrio da força, portanto, cultive a humildade exercendo sua liderança com autoridade e não com autoritarismo.
 
Há muitas outras orientações que gostaria de compartilhar com você, contudo o espaço desse texto não me permite alongar demais. 
Quero, na minha consideração final, lhe desejar votos que na sua caminhada de liderança possa ter a oportunidade de vivenciar um extraordinário processo de formação, e ao terminá-la, por obséquio, junte-se àqueles que estão do lado bom da força, o empresário brasileiro agradece. 
Que a força esteja com você...
 
Outras informações:
E-Mail -jean@updesenvolvimentohumano.com.br
Facebook - Prof. Jean Carlos
Whatsapp: + 55 * 17 98188-9211
Inscreva-se no canal do you tube e tenha acesso exclusivo a informações sobre liderança
Clique Aqui You Tube
 
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.