Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ O empreendedor deve estar aberto a aprender com os mais novos 89

O empreendedor deve estar aberto a aprender com os mais novos

10567443_686129421464172_1031875467_n
 
No artigo desta semana o professor de empreendedorismo Wanderley Rodrigues afirma: “O empreendedor é bichinho carpinteiro 24 horas por dia, 7 dias por semana”.
 
Publicado: 11/02/16
Colunista:Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, Tradutor e Intérprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente realiza palestras sobre empreendedorismo e marketing  pessoal e ministra Língua Portuguesa para candidatos a concursos públicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Não é vergonhoso nem se deve considerar um ato de rebaixamento perguntar aquilo que não se sabe, aceitar a opinião de terceiros mesmo que estes sejam estreantes no mercado. O convívio, o relacionamento e a troca de informações e ideias entre empreendedores contribuem a um processo de uma concorrência saudável e sem estresses.
Querer saber se informar do porquê de certas medidas adotadas, sobre a troca de fornecedor ou de atitude no empreendimento vizinho não é uma desculpa para demonstrar uma vontade de iniciar um plágio, mas de se melhorar diante uma realidade que não está mais adequada, mas que já ficou visível e sensível aos olhos de quem consome e empreende ao lado.
“Correr atrás para não ficar para trás” é o pensamento que deve mobilizar o empreendedor que não deseja estagnar-se nem no espaço nem no tempo. O futuro e o sucesso estão à frente, portanto o jeito é tirar os pés do chão e começar a caminhar... mesmo porque lá na frente já deve haver um ou outro com certo avanço na passada.
Tudo aquilo que você pensa estar incrementando para revolucionar, muito provavelmente alguém já o esteja fazendo há um certo tempo em algum lugar e logo você poderá ouvir de alguém que “tenho certeza de já ter visto ou experimentado isso antes”. É só uma questão de tempo.
O empreendedor é bichinho carpinteiro 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este escaravelho, em seu estágio larvar, corrói troncos e cascas de árvores com incrível persistência. Esse comportamento faz lembrar alguém que não sossega e assim é que deve ser!
Lembre-se de que a raposa só perdeu para a tartaruga por causa de seu ar de superioridade, de sua arrogância e pelo excesso de autoconfiança que a fez relaxar e dormir no ponto.
E como perguntar não ofende, vá a reuniões, feiras, simpósios e encontros em que haja empreendedores e converse, explore o outro. Não é pelo fato deste ser mais novo ou ter entrado recentemente no mercado que a experiência dele seja de menor valor. Às vezes o nosso medo de sairmos do quadrado faz com que percamos oportunidades e fiquemos cegos às oportunidades plausíveis e respostas alcançáveis.
Outras informações: 
http://portuguesfacilparaconcursos.blogspot.com.br/2015/10/interpetacao-de-textos-cespe-treino.html
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas.  Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.