Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Pensamento lateral 92

Pensamento lateral

10542067_686128408130940_1191324444_n
 
Publicado: 23-03-16
Colunista: Wanderley Rodrigues Junior, bacharel em Letras, tradutor e intérprete, coordenou a Academia de Microfinanças do Banco São Paulo Confia, realizou cerca de 27 mil capacitações em empreendedorismo, microfinanças e marketing pessoal. Atualmente ministra palestras sobre empreendedorismo, marketing Pessoal e língua portuguesa para concursos públicos.
Foto: Edi Souza e Nalva Lima
 
Esse é o novo nome que está surgindo no meio empreendedor. Nada de muito susto quando se vê que não passa do famoso “pensar fora da caixa”.
Vejam vocês que até definições e nomeações se atualizam e se renovam, com o mérito de sempre trazer um ar de modernidade e de novidade à tona, surpreendendo a todos.
Então por que você ainda não saiu da sua caixa?
Afinal de contas sair da caixa ou ter um pensamento lateral é valer-se da criatividade, pensar em soluções que ninguém viu anteriormente e que possam ser inovadoras. Sair do óbvio é a ordem do dia.
Por exemplo, se lhe dessem uma folha quadrada de papel e lhe pedissem para cortar em quatro pedaços iguais certamente você faria dois traços perpendiculares que se cruzam bem no meio, transformando em quatro pedacinhos de papel. Mas isso é o óbvio, é o que a maioria pensaria. Por que não recortar este quadrado em quatro retângulos iguais ou fazer um grande X e a partir dele ter quatro triângulos iguais?
Pensar lateralmente é sair dessa obviedade cotidiana e surpreender o seu público, seja colaborador, seja cliente.
Usar a criatividade para encontrar soluções para problemas até antigos e conseguir economizar. Criar novas formas de surpreender o cliente, saindo da mesmice promocional. Eis o desafio.
O pensamento lateral dá destaque não só para o resultado final, mas principalmente, para o processo criativo, para as etapas a serem desenvolvidas e para a atenção voltada para o aprendizado final.
Isso ajuda a derrubar aquela velha maneira de pensar unilateralmente, ou seja, ver apenas o padrão, o lógico, o ideal. Entender e aceitar que sempre existirão mais meios de solucionar uma problemática passa a tornar a vida mais fácil de ser encarada. E isso, perante os olhos do cliente, que chega e que também está acostumado com o padrão, é algo surpreendentemente novo e atraente a ser consumido e adotado.
Quanto mais alternativas você enxergar, mais opções haverá para se resolver um problema. Isso é o princípio da inovação.
Quando se fala que inovar é preciso, não é necessário encostar ou recolher produtos antigos e comprar novos e modernos para que se encham as prateleiras. É criar um meio novo de vender algo que está ali parado, criar caminhos inovadores para se chegar a um objetivo.
Pensar lateral é um exercício, é começar a perceber a cada dia o que pode ser mexido, o que pode ser feito de maneira diferente e errando cada vez menos.
Não deixe que o óbvio e o previsível se tornem uma rotina chata em sua vida. Pense lateralmente e caminhe sempre para frente.