Home/ Editorias/ Qualificacao/ "Time do Emprego". Confira de que maneira buscar trabalho em grupo pode fazer a diferença

“Time do Emprego”. Confira de que maneira buscar trabalho em grupo pode fazer a diferença

A busca por uma oportunidade de trabalho ou uma nova recolocação profissional sempre foi uma jornada muito solitária. Mas segundo a coordenadora do Programa “Time do Emprego” do Governo do Estado de São Paulo, a assistente social, Sandra Império não é necessário que seja sempre assim. Saiba mais sobre a ação e confira as dicas da facilitadora. 

Publicado: 10-12-16
Texto: Regina Ramalho
Foto: Edi Souza Studio Artes
 
Em um time os participantes do programa de todas as faixas etárias e formações trocam experiências, aprendem a identificar habilidades, recebem noções de empreendedorismo, elevam a autoestima e descobrem onde encontrar apoio de serviços públicos gratuitos que vão contribuir para o ingresso no mercado de trabalho.
O programa criado em 2001, contribuiu para a inserção de 46% dos 45.600 participantes. Em 2015 alcançou 325 municípios e formou 780 facilitadores. A meta para este ano segundo Sandra Império é expandir na capital. Entre os beneficiados na capital estão 18 unidades da Fundação Casa e também trabalhadores integrantes do Fundo Social de Solidariedade, presidido por Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin.
 
“São pessoas com alta vulnerabilidade social que durante a participação no Time percebem que os sonhos são realizáveis desde que a gente se proponha a realiza-los”, afirma Sandra e continua: “Independente de partido ou de bandeiras junto com os facilitadores seguimos apresentando aos prefeitos o programa e adaptando para as necessidades locais”.
 
Em Santa Gertrudes conhecida por ser um Polo Cerâmico, a ação passou a fazer parte da grade curricular das escolas municipais preparando os jovens para manter no futuro a qualidade do trabalho no Polo e também para elevar o potencial produtivo da cidade. 
 
Em Espírito Santo do Pinhal, a preocupação foi atender os jovens que prestaram o serviço obrigatório do Exercito, mas após o período não seguiram carreira e necessitavam buscar trabalho. 
 
Nossa equipe também conversou com uma das facilitadoras do programa a socióloga Layla Sueiro que deixou a seguinte mensagem para os interessados na ação. 
 
“Nunca perca a sua fé, busque estar sempre atualizado, participe de trabalhos voluntários, mantenha o network,  todos estes fatores podem contribuir para o seu crescimento e inclusão profissional”. 
 
Como participar: As inscrições para as primeiras turmas deste ano vão até amanhã dia 11 e podem ser feitas no site www.timedoemprego.sp.gov.br
 
Como funciona: São 12 encontros, coordenados por dois facilitadores, sendo um por semana, cada um com duração de 3h, turmas de 20 a 30 pessoas e 10 temas diferentes. Além disso, ocorre a realização de seleções simuladas por especialistas em Recursos Humanos que contribuem para a perda do medo de participar das seleções.