Encontro promovido esta semana na Associação Comercial e Empresarial de Osasco, pela Federação dos Comerciários de São Paulo em conjunto com os Sindicatos Filiados, em especial os integrantes do Sinprafarma, reuniu empresários, poder publico, ONGs e Pessoas com Deficiência para troca de experiências e busca por novos caminhos de promoção da inclusão com qualidade. O evento foi batizado de Café Sensorial.
Encontro promovido esta semana na Associação Comercial e Empresarial de Osasco, pela Federação dos Comerciários de São Paulo em conjunto com os Sindicatos Filiados, em especial os integrantes do Sinprafarma, reuniu empresários, poder publico, ONGs e Pessoas com Deficiência para troca de experiências e busca por novos caminhos de promoção da inclusão com qualidade. O evento foi batizado de Café Sensorial.
Durante os intervalos das palestras a equipe de jornalismo do Pró Trabalhador conversou com os participantes. Um grupo animado de jovens deficientes da Associação Mantenedora das Mães Especiais (AMME) participou do encontro como forma de irem se acostumando a sociabilizar e ganhar independência na vida pessoal, social e profissional.
No começo, meio tímidos o jovens logo foram se soltando, conversando e interagindo com as pessoas. Distribuiram folhetos informativos, sorrisos e muito carinho e carisma, o que veio de encontro com a proposta e o discurso de abertura do presidente da Fecomerciários e da UGT-SP, Luiz Carlos Motta. Nosso objetivo é sensibilizar sindicatos e os poderes públicos, mas também empresários e multinacionais, para a importância da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na sociedade.
Essa ação em conjunto com a sociedade feita pela Fecomerciários, não é só no campo das PCDs. Outra luta da entidade, que conhece bem a necessidade das mães e pais comerciários, é amparar seus filhos durante o período que estão atendendo os clientes nos comércios é luta para que entre outras coisas, existam cada vez mais creches com horário especial (assunto que ainda vai ser pauta especial em nosso portal).
João Pereira de Brito, presidente do Sinprafarma, rompeu barreiras e provocou os colegas empresários: É necessário adequar suas empresas para a promoção da cidadania, pois Osasco já tem muitas Pessoas com Deficiência, qualificadas, aguardando uma oportunidade.
Márcia Danziato, coordenadora de Intermediação de Mão de Obra da PCD- Portal do Trabalhador de Osasco desabafou: O Núcleo de Inclusão da Pessoa com Deficiência, busca fazer um trabalho para deixar as empresas de coração aberto para incluir os PCDs. No relato Márcia falou das dificuldades e orgulhosa contou: Conseguimos incluir o primeiro deficiente cadeirante. Para alguns leitores neste momento pode surgir o pensamento: Ela comemora a inclusão de um cadeirante, mas isso é muito pouco!.
É muito pouco mesmo! Mas para quem atua na área de inclusão e conhecem todas as barreiras e preconceitos, o um (1) significa muito.
Uma a uma as oportunidades de quebra de paradigmas vão trazendo a mudança que necessitamos para uma sociedade mais humana.
Outra grata surpresa durante o trabalho de apuração do encontro foi conhecer de perto outro veículo de comunicação comprometido de fato com a questão da Pessoa com Deficiência. A TV Osasco é assistida por mais 250 mil telespectadores na cidade de Osasco e 680.000 em toda região, transmitida no canal 6 e 22 Cabonet e 3 na Net.
De domingo a domingo a TV Osasco apresenta o programa Olhar Especial e neles as estrelas são as pessoas com deficiência que rompem barreiras e são espelhos afirmativos para a sociedade, quebrando paradigmas e buscando a superação. A equipe do programa conta com o apoio de voluntários e especialistas no assunto.
Maristela Umada Zapater Contim, foi a idealizadora do Olhar Especial e atualmente apresenta o programa.
Em entrevista exclusiva conta que desde o nascimento da TV Osasco em 2008 o prédio foi pensado para ser acessível e contribuir para a missão dos comunicadores de propagar a diversidade e cidadania dando voz as pessoas.
As vitórias da apresentadora não ficaram só na vitrine de divulgação de experiência que incluir é possível. Maristela passou a contribuir em ações como Consulta Pública como as do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência- Viver Sem Limites.
Entre os palestrantes, Rafael Públio, falou sobre a Lei Brasileira de Inclusão e as dificuldades enfrentadas por PCDs e cobrou envolvimento da sociedade para mudar este cenário.
Os encontros também são excelente oportunidade para fazer e rever amigos. Nossa equipe reencontrou o escritor Carlos Eduardo Viviani (Carlinhos), autor do livro Sem Limites e ativista do Espaço da Cidadania. A parte cultural contou com a soprano Giovanna Maira, que é deficiente visual e emocionou a todos os presentes com seu talento.
Outras informações:
http://www.fecomerciarios.org.br/GiroComerciario/Index/15110
http://www.aceo.com.br/
http://sinprafarmasp.org.br/
http://www.tvosasco.com.br/home/institucional/
http://www.ecidadania.org.br/
http://www.amme.org.br/o-que-fazemos
http://www.osasco.sp.gov.br/Default.aspx?ID=1
http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/viver-sem-limite
Apoio (fonte organização do evento):
Entidades
O evento contou com a participação de vários parceiros: Sincovaga SP, Espaço da Cidadania, Instituto Mara Gabrilli, Faces e Vozes, Associação Mantenedora de Mães Especiais, CIEE, Fundação Bradesco, Sescon e Sociedade Pestalozzi.
Participantes
Entre os presentes estavam: Edson C. dos Santos (vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco), que representou o presidente André M. de Melo; Sonia Rodrigues, representante do presidente do Sincomerciários SP, Ricardo Patah; vereadora Andréa Capriotti; e representantes das Secretarias de Assistência Social, Educação e do Trabalho de Osasco, e da Fundação Social do Trabalho Campo Grande (MS).
Imprensa
Participaram da cobertura jornalística os seguintes veículos: Jornal Pró Trabalhador e Visão Oeste, agência Nova Onda Comunicação e a TV Osasco, que atinge um público de 500 mil pessoas em Osasco e região, diariamente.