Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ 18 dicas para aproveitar melhor a participação em feiras, congresso e encontros...

18 dicas para aproveitar melhor a participação em feiras, congresso e encontros...

Descrição de imagem: Imagem de uma feira, onde há algumas pessoas em um stand. Fim da descrição de imagem

A equipe de jornalismo do Pró Trabalhador conversou com especialistas da Facesp, Rede Mulher Empreendedora e Sebrae-SP e levantou 18 dicas para capitalizar melhor a participação em feiras, congressos, seminários e eventos (Confira).  

 

Publicado: 31/08/15

Texto: Regina Ramalho

Foto: Edi Sousa Studio Artes.

Fonte: Assessorias de imprensa da Facesp, Sebrae-SP e Rede Mulher Empreendedora.

 

Crise também é oportunidade

 

Em tempos de crises e falta de emprego formal, tem uma porção de gente recebendo o Fundo de Garantia e outras verbas rescisórias. Mas antes de sair por aí querendo empreender, a coordenadora geral do Conselho da Mulher da Federação da Associação Comercial de São Paulo (Facesp), Fádua Sleiman, recomenda:

 “Antes de aplicar seu dinheiro é necessário saber se tem o perfil empreendedor para não perder os recursos de uma vida”, Afirma.

 Fádua preparou uma lista com seis dicas a pedido do Pró Trabalhador para aproveitar melhor a participação em feiras e eventos:

 1-    Antes de participar de um evento reflita: Qual a alma do seu negócio? Serviços ou vendas?

2-    Se já possui um negócio, invista em treinamento e capacitação da equipe.

3-    Fique atento ao uso das cores. Laranja e vermelho são mais aceitos nas classes C. Azul claro e cores frias nas classes A e B.

4-    Vestuários e artesanatos deixar do lado direito onde o publico entra.

5-    Não ficar só preso no stand, mas tirar tempo para circular entre eles em busca de novos negócios.

6-    Reserve um tempo para participar de duas ou três palestras e aproveitar para tirar dúvidas, como por exemplo: Qual tempo médio para alcançar retorno no investimento.

Fádua lembra que em 18 de setembro, acontece o 2º CONGRESSO ESTADUAL DA MULHER EMPRESÁRIA . O evento é pago, outras informações estão disponíveis no site

Descrição de Imagem: A Jornalista Regina Ramalho entrevista a Empreendedora Ana Fontes, ambas estão em pé e Regina esta com o celular na mão e grava a entrevista. Fim da descrição de imagemMulheres que mudam o mundo

A empreendedora Ana Fontes, da Rede Mulher empreendedora, vem ganhando destaque ano após ano, promovendo encontros mensais entre empreendedoras de São Paulo e de diversos outros pontos do país. Está semana Ana, promove o primeiro: “Fórum Empreendedoras”, um movimento real de apoio a empreendedoras no Brasil, que prevê reunir cerca de 500 empreendedoras.

Em entrevista exclusiva, Ana explica para nossa equipe de jornalismo que as mulheres ainda necessitam despertar para a importância de falar sobre o seu próprio negócio e circular em locais onde possa trocar experiência com outros empreendedores.

“Em nossos encontros sempre reforçamos e estimulamos as mulheres para aprenderem a falar sobre seus negócios e a reservar tempo para trocar experiências com outros empreendedores. As nossas pesquisas mostram que quando uma mulher empreende ela colabora para o progresso de toda a família e comunidade”, explica.

Confira algumas dicas de Ana:

1-    Reservar tempo na agenda mensalmente para fazer networking

2-    Ir preparado, levando cartão de visitas e folhetos (mas sabendo que os folhetos são para os consumidores e os cartões para os negócios).

3-    Sempre buscar capitalizar as informações de quem esta visitando seu stand (colocando as informações diretamente em um notebook)

4-    Você pode até levar uma amiga para se sentir segura participando de um evento, mas não deve ficar grudada é importante circular e se mostrar aberta a novos contatos.

5-    Seja qual for o evento sempre que tiver oportunidade exercite falar sobre o seu negócio,

6-    Pense de que maneira o seu negócio pode fazer a diferença na vida das pessoas.

 

Feira do Empreendedor está com inscrições abertas

 Descrição de imagem: Foto do Consulto da Sabrae-SP José Carmo Vieria, o mesmo sorri para a foto e usa uma blusa bege. Fim da descrição de imagem

Uma das feiras mais importantes que acontecem em São Paulo para quem já tem ou está estudando abrir um negócio é a Feira do Empreendedor de São Paulo que está prevista para acontecer em fevereiro de 2016. Por isso, conversamos com um consultor do Sebrae-SP, José Carmo Vieira e questionamos quais as vantagens de garantir um espaço antes:

 

Normalmente para conseguir melhores espaços é necessário muita antecedência e habitualmente estes espaços costumam ter preços um pouco mais elevados”, diz

A pedido do Pró Trabalhador o consultor forneceu outras seis possibilidades para os propensos empreendedores irem se preparando para a participação em feiras:

 

1-    A primeira dica é sempre fazer um planejamento anual das feiras ligadas ao seu setor de atuação. Para isso, faça uma pesquisa no site da UBRAFE- União Brasileira dos Promotores de Feiras de Negócios – www.ubrafe.org.br

 

2-     Selecione as feiras e faça um calendário anual. As empresas organizadoras têm sites ou portais na internet com informações sobre: Período de realização; Datas e horários; Empresas expositoras; Dados e informações das edições anteriores: público presente, Negócios gerados, etc.; Atividades paralelas como congressos, seminários, workshops, Painéis, fóruns, talk-show e rodadas de negócios e Parceria com hotéis e agências de viagens;

 

3-     No site do organizador ou promotor, verificar se o evento é gratuito, pago, aberto ao público ou exclusivo a empresários e profissionais do setor.

 

4-     Se for apenas visitar a feira, defina se irá sozinho ou com pessoas de sua equipe; selecione os profissionais da sua empresa por quesitos técnicos e comerciais; escolha os que tenham domínio do produto, serviço ou do idioma local; pense também naqueles colaboradores que deseja capacitar.

 

5-     Se for como expositor, aí então é necessário um extenso planejamento de participação, começando por fazer uma análise da feira e:

· Orçamento de participação (custos)

· Identificação do mercado alvo -

· Escolha dos produtos a serem expostos

· Plano de promoção e publicidade

· Coordenação do pessoal

· Determinação do pessoal para a feira

· Atribuição das responsabilidades

· Elaboração da escala de serviço

· Atuação pós-feira

6-    Se apenas for visitar a feira, faça o plano de viagem e hospedagem e também o plano de visitação, definindo quais são os seus principais objetivos, por exemplo:

• conhecer novos fornecedores?

• estreitar o relacionamento com os fornecedores atuais?

• pesquisar novas tecnologias e soluções?

• resolver problemas específicos?

Feito isso, estabeleça metas claras para que você e sua equipe aproveitem os recursos investidos e obtenham o retorno esperado do evento.

Continuem acompanhando a editoria de empreendedorismo do Pró Trabalhador e lembre-se pode estar exatamente em você, à força para transformar o mundo.