Home/ Editorias/ Diversidade/ 24º Aniversário da Lei de Cotas (Lei Nº 8213/91) em São Paulo

24º Aniversário da Lei de Cotas (Lei Nº 8213/91) em São Paulo

 
Descrição de Imagem: Banner do Evento de inclusão social e trabalho decente e logo a frente Carlos Eduardo Viviani, cadeirante, sorrindo, e segurando com orgulho seu livro com o tema Sem Limites. Fim da Descrição de Imagem
 
O 24º Aniversário da Lei de Cotas foi comemorado hoje em São Paulo, na Praça da Árvore, com muita festa e a presença de pessoas com os mais diversos tipos de deficiência, autoridades públicas e lideranças do movimento sindical. O destaque vai para a história de superação do escritor e poeta Carlos Eduardo Viviani. 
 
 
Publicado: 24/07/15
Texto: Regina Ramalho 
Foto: Edi Sousa Studio Artes. 
 
 O vão livre da Praça das Artes, na Avenida São João, 281 em São Paulo, ficou pequeno para abrigar a diversidade de pessoas dos mais diversos seguimentos públicos e privados que juntas comemorarão o 24º Aniversário da Lei de Cotas.
 
Entre informações sobre inclusão, trocas de experiências, várias programações artísticas, encontro de amigos e militâncias. Encontramos a história de vida e superação do escritor e poeta Carlos Eduardo Viviani. 
 
Carlos que já está em seu terceiro livro, este com o título bem oportuno para também contarmos a sua história: “Sem Limites”. Carlos conta que escrever é um dom divino que Deus o presenteou e o ato de escrever é o que o liberta e faz voar. 
 
“Escrevo desde meus 14 anos”, conta Carlos. Curiosa e sem conseguir entender como mesmo sendo cadeirante e possuindo as mãos atrofiadas, Carlos podia ter escrito as três obras, pergunto a ele se contou com alguém para escrever as histórias. 
 
O poeta que por diversas vezes já deve ter se deparado com a cara de espanto de tantas outras pessoas, abre um sorriso e me explica. 
Descrição de Imagem: Regina Ramalho, autora do Pró Trabalhador e Carlos Eduardo Viviani, Carlos esta ao lado de Regina mostrando seu livro e contando sua história de superação. Fim da Descrição
 
“Minha vontade de escrever era tanta que mesmo tendo estudado somente até a terceira série, me debruçava no chão e com um lápis colocava  no papel todos os meus pensamentos”, diz 
 
Outro sorriso e agora com satisfação Carlos continua: “Mas agora não é mais assim, este livro eu já fiz no computador”, explica. 
 
Quero saber mais sobre a vida do nosso sorridente poeta e pergunto sobre sua família, sua vida, onde mora. 
 
“Tenho 39 anos e desde os 31 eu moro em um colégio interno em Cotia, não tenho mais meus pais, só irmãos, mas não os vejo”, conta.
Descrição de Imagem: Carlos Eduardo Viviani está rindo com seu livro . Fim da Descrição
 
Ao perceber meu semblante pensativo, Carlos não deixa o padrão alegre da conversa cair e diz: “Hoje minha família é muito maior, todos são minha família, você é minha família, os amigos que faço são minha família”. 
 
Com mais está lição de Carlos eu encerro a matéria especial de hoje, com o poeta, escritor e palestrante Carlos Eduardo Viviani.   Lembrando o que já levantamos em matéria publicada no começo desta semana:
 
1. Há pessoas com deficiência em número suficiente para ocupar as vagas previstas na lei de cotas.
  
2. A formação das pessoas com deficiência é compatível com as necessidades do mercado de trabalho.
 
3. O Benefício de Prestação Continuada – BPC não é impeditivo para ocupação das vagas da lei de cotas.
 
4. Riscos no trabalho não são proibitivos para o acesso de pessoas com deficiência.
 
5. É possível garantir a qualidade da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho.
 
 
Entre as pessoas públicas prestigiaram o evento, Gilberto Frachetta, do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência, Flávio Henrique de Souza do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE) da CUT, Drª Vera Lucia Carlos, do Ministério Público do Trabalho, Tuca Munhoz, secretário adjunto municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, coordenado do Espaço da Cidadania, Carlos Aparício Clemente entre outros. 
 
 
Outras informações:
 
 http://www.ecidadania.org.br/
 
www.facebook.com/carlos.eduardoviviani