Home/ Editorias/ Mundo do Trabalho/ Você sabe o que significa ERP?

Você sabe o que significa ERP?

Ernesto cA equipe do Pró Trabalhador esteve no Circuito Netas e entrevistou um dos fundadores da TOTVS, o empreendedor, Ernesto Haberkorn. Durante a entrevista Haberkorn, conta um pouco da sua trajetória empresarial e explica a importância de contar com ferramentas de T.I., mais conhecidas como “ERP” para planejar e gerir de maneira integrada os recursos empresariais e obter lucro (Confira).
 
Publicado- 31/07/14
Texto- Da redação do Pró Trabalhador
Fotos- Edi Souza
 
Pró Trabalhador- A entrevista começa com Haberkorn explicando que o segredo do empreendedor de sucesso é simples:
Haberkorn- O sucesso do empreendedor está no lucro. O que só é possível com uma receita, maior que a despesa. 
 
Pró Trabalhador- Simples assim! 
Haberkorn- Aqui entram as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI). Hoje mais conhecidas como Enterprise Resource Playnning (ERP) ou Planejamento de Recursos Empresariais. Elas abrangem as diversas etapas de uma empresa, conhecidas como rotinas administrativas, auxiliando os empreendedores terem uma visão do todo. Fluxo de caixa, compras, vendas, legislação, tributos, etc. Porem é necessário ser proativo, sair do mundo das ideias e ir para ação. Com organização e metas diárias realizadas no prazo e com prazer. 
 Ernesto e
Pró Trabalhador- A maior parte das pessoas tem dificuldades em cumprir metas e até mesmos defini-las. Qual a dica para o empreendedor aprender a trabalhar desta maneira?
Haberkorn- Não adianta apenas aplicar dinheiro. O mais importante é conhecer o que vai fazer. Outro caminho é trabalhar durante alguns anos em uma multinacional e observar os processos dos diversos setores. Em grandes organizações você aprende a cumprir normas, respeitar prazos, regras, legislação. Aprende que é uma peça de uma enorme engrenagem. 
 
Pró Trabalhador- Começamos nossa conversa falando de lucro e na sequencia que não basta injetar dinheiro. De que maneira o empreendedor pode encontrar este equilíbrio? 
Haberkorn- Conhecendo um pouco de tudo, de todas as rotinas da empresa incluindo a legislação. Além de, conhecer é necessário acompanhar a concorrência porque ela sempre irá existir.
 
Pró Trabalhador- Quais os atributos deve ter um empreendedor?
Haberkorn- Para empreender é necessário equilíbrio. Ser calmo, persistente, mas também ousado. Uma pessoa positiva e de ação. Trabalhar fazendo dele um prazer. 
Pró Trabalhador- No seu livro “Dicas de como Chegar lá!” e também em suas palestras você fala que seu lema é “Dividir para depois multiplicar”. De que maneira dividir pode fazer a diferença no mundo dos negócios?
 Ernesto d
Haberkorn- Dividir faz toda a diferença. Os homens de sucesso cedo apreendem os benefícios de dividir. Uma relação de negócio, como todas as outras só é boa, quando todos os lados, saem ganhando. Deste modo o empreendedor de sucesso, compartilha experiências, conhecimento, inclusive ganhos. Um bom exemplo de divisão possível e que gera a multiplicação de trabalho proativo, são a divisão dos lucros, com os seus funcionários. Em minhas empresas sempre tivemos está política.
 
Pró Trabalhador- Você afirma categoricamente, que é possível empreender ou seguir carreira e ao mesmo tempo, com qualidade de vida, baseado em dez princípios. Pode explicar para o leitor do Pró Trabalhador de maneira breve quais são e como funcionam cada um desses princípios?
Haberkorn- 
1º Atividade Física todos os dias: nosso corpo é como uma máquina fazendo uma analogia. Super frágil, com prazo de validade e necessidade de manutenção. É necessário mexer o esqueleto, expelir os tóxicos, eliminar o stress para ter foco nas metas. 
2º Alimentação... equilibrada e orgânica: Comer um pouco de tudo e tudo de pouco. De preferencia orgânica, com vitaminas, proteínas, carboidratos e fibras. 
3º Dormir... o suficiente para sentir-se descansado: Luz apagada, silêncio... sem TV ligada.
4º Trabalho...fazer dele um lazer, um prazer: Acordar de manhã e lembra: legal, hoje vou cumprir mais uma meta.
5º Ler, Estudar, estar sempre bem informado: Assista palestras, leia, faça cursos. Hoje temos muita coisa boa e gratuita na própria internet. Veja algo que te interessa e pesquise a fundo. 
6º Espiritualidade...Viver a própria: Não importa a religião, somos todos iguais. O importante é acreditar, ter fé. 
7º Amar... a família, os amigos: É aquele sentimento eterno, mesmo depois de 30 anos de casado. Não é fácil, mas é possível. 
8º Inimigos...jamais tê-los: Reconcilie, evite o stress que a inimizade provoca. 
9º Agir, com ousadia, calma e persistência: Na dúvida, faça. Isso é ousar. É melhor manter a calma, do que não alcançar o objetivo. De várias coisas que fazemos dificilmente, conseguimos fazer de primeira, na maior parte das vezes é necessário persistência. 
10º Cumprir...as metas estabelecidas: A vida sem metas é monótona e estagna. Quem não tem metas passa a vida matando o tempo. Mata a vida, e não passa o tempo. Mas a meta necessita ser realista, desejada e viável. Se não vira sonho e nunca se realiza. 
Sobre Ernesto Haberkorn- Filho de imigrantes de alemães refugiados no Brasil, Haberkon, sempre foi um estudante dedicado e começou a vida profissional no laboratório de fotografia de seu pai. Mas isso durou pouco, formado em programador pela FGV e mestre em Engenharia da Computação. Haberkon não seguiu os passos do pai, em 68 escreveu, o primeiro livro escrito em língua Portuguesa, sobre sistema de gestão, hoje mais conhecidos como ERP. Pegou o gosto por escrever, e apoiado na sua filosofia de vida ‘dividir para multiplicar’ escreveu mais sete títulos. Dentre eles “Dicas de como chegar lá!”, que inspirou e motivou essa entrevista.
Também baseado na filosofia do ‘Dividir para multiplicar’, fundou a Microsiga e e a TOTVS. Paralelamente, ministrou aulas de Administração de Empresas e Sistemas de Informação em varias universidades. Atualmente, aos 70 anos, também presta consultorias e ministra palestras, em paralelo ao comando da Circuito NETAS. Para quem pensa que pretende parar ele avisa: “Ouvi dizer que o homem vai viver 800 anos!”, diz Haberkorn, com grande sorriso nos lábios. 
 
Outras informações e PDF para download www.circuitonetas.com.br