Home/ Editorias/ Qualificacao/ Sescon-SP e Prefeitura esto com inscries abertas para nova turma do curso de Departamento Pessoal e Escrita Fiscal

Sescon-SP e Prefeitura estão com inscrições abertas para nova turma do curso de Departamento Pessoal e Escrita Fiscal

Publicado- 18-06-14
Texto- Redação do Pr Trabalhador
Foto- divulgação Sescon-SP
Fontes- Assessorias e imprensa SDET e Sescon-SP
 
Curso do Sescon-SPbusca capacitar e motivar jovens para o ingresso no ramo contbil e de recursos humanos. Conheça a histria de dois jovens que fizeram a capacitação, a alguns anos e estão fazendo carreira no ramo. 
 
O curso de Departamento Pessoal e Escrita Fiscal realizado em parceria com o Sindicato das Empresas Contbeis e das Empresas de Assessoramento do Estado de São Paulo (Sescon-SP) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. As inscrições vão at o dia 27, no Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) da Prefeitura, unidade Luz. 
 
Segundo o coordenador de Responsabilidade Social do Sescon-SP, Salvador Strazzeri, 40% dos estudantes são absorvidos pelo mercado logo aps o curso.
 
“Como h muita procura por profissionais qualificados para este setor, estimamos que 40% dos formandos são absorvidos pelo mercado, fora os que at são absorvidos, mas não conseguimos obter um retorno”, explica Strazzeri. 
 
São histrias como as da auxiliar de escrita fiscal, Kelliane Raimundo Santos, 20 anos. “H três anos fiz o curso no CAT Luz e não tinha a menor noção da rea, mas me dediquei e logo aps a conclusão fui convidada a trabalhar no ramo e estou na mesma empresa desde então”, conta. 
 
Kelliane est no terceiro ano da graduação em contabilidade e faz planos para o futuro. “Agora minha meta prestar concurso pblico e ir trabalhar na Receita Federal”, planeja. 
 
Mulheres predominam no setor Recursos Humano e Contbil- 
 
Segundo o Sescon-SP, 70% dos profissionais do ramo são mulheres. Entre os 30% restante estão homens como o jovem Julivaldo Oliveira de Abreu, 20 anos. Que tambm ex-aluno do curso. 
 
“H dois anos fiz o curso no CAT Luz, era muito puxado, mas procurei me dedicar ao mximo”, lembra. “Ao final veio a premiação dos meus esforços, pois quem se destacou pode participar de uma seleção no prprio curso”, diz. 
 
O jovem Abreu que na poca tinha acabado de completar 18 anos. Passou na entrevista e est na mesma empresa h dois anos. Passou por promoções, cursa ciências contbeis e tambm faz planos para o futuro.
 
“Aqui tem bastante espaço para fazer carreira. Alm disso, posso mais para frente montar meu prprio negcio”, afirma.  
 
O outro lado- 
 
O empresrio Manuel de Oliveira Maia, da Contbil Guararapes empregador de ambos os entrevistados e conta porque dar uma oportunidade para quem esta começando compensador. 
 
“Formar e contratar jovens com caractersticas da gestão da empresa, foco no trabalho e sem os vcios do mercado traz tantos resultados que atualmente contamos com 12 profissionais que foram contratados por intermdio do curso no CAT”, revela o diretor Maia. 
 
Bolsa Talento- 
 
Alm de encaminhamento para o mercado de trabalho feitos pelo CAT, os estudantes tambm passam a ficar cadastrados pelo programa do Sescon-SP “Bolsa de Talentos”. http://bolsadetalentos.sescon.org.br/ e podem participar de seleções e entrevistas de emprego. No total são mais de 72 segmentos filiados a entidade, que buscam por profissionais. 
 
Para participar necessrio ter concludo o ensino mdio, ter entre 16 e 20 anos e ser morador de São Paulo. São 80 vagas, sendo 40 para Departamento Pessoal e 40 para Escrita Fiscal. 
 
Durante 30 dias (30 do junho a 12 de agosto), os alunos recebem quatro horas dirias de capacitação. Alm do material didtico, tambm fornecido auxlio para o transporte e lanche. O curso de Departamento Pessoal ministrado das 8h s 12h e o de Escrita Fiscal das 13h s 17h. 
 
 
Contedo- 
 
Redação de contratos trabalhistas, com noções sobre tributos, impostos, notas fiscais, Simples nacional, fluxograma de escrituração fiscal, entre outras competências da rea fiscal e Departamento Pessoal.
 
 
Como participar-
 
Inscrições at o dia- 27/06
Horrio- 7h s 18h
Atendimento por ordem de chegada (vagas limitadas)
Local- CAT Luz- Av. Prestes Maia, 913, São Paulo, Capital. Prximo s estações de Trem e Metrô da Luz. 
Documentos- Apresentar RG, CPF e comprovantes de endereço e escolaridade.