Home/ Editorias/ Qualificacao/ Programa "Orienta" ensina como demonstrar suas habilidades

Programa “Orienta” ensina como demonstrar suas habilidades

50% dos participantes do treinamento “Orienta” do CST conquistam um lugar no mercado de trabalho.

Publicado: 24/03/14
Texto:Da redação do Pró Trabalhador 
Fonte: Assessoria de imprensa CST
Fotos: Feeh Ribeiro 
 
 
Em 25 de março, o Programa “Orienta” do Centro de Solidariedade ao Trabalhador (CST), administrado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos completa um ano de existência, com a marca de 7mil pessoas orientadas para obter um melhor desempenho em entrevistas e seleções de emprego. 
 
A coordenadora da ação no CST, Andrea Isaias,revelou para equipe de reportagem do Pró Trabalhador que estudos realizados junto aos empregadores apontaram que as constantes reprovações dos candidatos às vagas demonstram que 90% destes profissionais não possuem os requisitos básicos para serem admitidos. 
 
Segundo a coordenadora o profissional desempregado por ter ouvido inúmeros nãos, 99% deles sem explicação tem muita dificuldade de sozinho quebrar o ciclo que se forma e finda achando que ‘qualquer coisa serve’ e aceitando qualquer oportunidade para trabalhar sem ter um foco definido. 
 
“A ideia é que através do auxilio de uma equipe multidisciplinar do programa, o profissional perceba que se falta qualificação por um lado, por outro todo ser humano também possui habilidades e qualidades que devem ser apresentadas para o contratante”, explica Andrea.
 
Na outra ponta estão os empregadores que necessitam de mão de obra, mas não serve qualquer perfil. Para cada função existem características específicas.
 
Método- 
O treinamento e as oficinas são gratuitos e baseados em uma experiência aplicada e com bons resultados em Salvador, como forma de suprir a carência que muitos dos usuários do CST apresentavam recorrentemente durante os processos seletivos. 
 
Fabricia Silva Santos, 18 anos, participou da palestra Orienta Atitude e fez uma auto avaliação, na qual percebeu alguns pontos que poderiam ser desfavoráveis para sua entrevista. 
 
“Percebi que devo tomar cuidado com decotes, sandálias abertas e até mesmo com a escolha dos acessórios”, diz. “De uma próxima vez vou evitar os brincos grandes”, conta. 
 
O estudante de engenharia Lucas Ferreira dos Santos, 21 anos, morador de Ferraz de Vasconcelos, conta para equipe do Pró Trabalhador, que procurou o apoio do CST, pois há dois anos conseguiu um trabalho na avenida Paulista, em uma grande rede de lanchonetes e lá aprendeu muito sobre diversas funções. 
 
Nesta nova fase o estudante busca passar pelo mesmo exercício de aprendizado só que agora no ramo de construção civil. 
 
“Quero uma chance, mesmo que seja como ajudante de pedreiro, pois acredito que além da oportunidade de estar já dentro do meu ramo, passando pelas demais funções na construção, vou saber respeitar e trabalhar melhor com minha equipe, por entender mais sobre a parte de cada um no processo de construção”, disse Santos. 
 
O Pró Trabalhador perguntou o quê Santos aprendeu na palestra do Atitude e que pretende aplicar na próxima seleção. 
 
“Aprendi a não entrar nem falando muito para não errar, mas também com a cabeça erguida, mostrando confiança e postura para o empregador”, explica. 
 
Programação-Nas oficinas que acontecem de segunda a quinta, cinco temas são trabalhados de forma lúdica e com o apoio de apresentações e material didático. O circuito de quatro dias de oficinas é de três horas diárias, somando 16 horas ao final. 
 
Orienta Comunicação- aprimorar a oratória e conhecimentos da língua portuguesa.
 
Orienta Raciocínio Lógico- trabalha conceitos de Matemática Básica e Financeira.
 
Orienta Informática- Traz dicas de como usar as ferramentas básicas de informática. 
 
Orienta Mercado de Trabalho-Ensina a desenvolver habilidades, gestão de tempo e desenvolver a imagem profissional.
 
Orienta Empreendedorismo- voltado para pessoas que tenham esse perfil.
 
O CST também oferece palestras diárias sobre o tema Orienta Atitude- com dicas de postura durante as entrevistas e processos seletivos. Estas palestras acontecem de segunda a sexta, com duração de três horas cada em dois horários. Manhã às 9h e tarde 13h. 
 
Para participar é necessário fazer o agendamento, ter 18 anos completos e apresentar RG, Carteira Profissional, Certificado de Escolaridade e caso possua também levar o Currículo. 
 
Todos os meses o CST atualiza e divulga a programação no site www.cst.com.br