Home/ Editorias/ Mundo do Trabalho/ "Chamado à ação"

“Chamado à ação”

Jor 2Jornalistas - Somos 150mil no Brasil, 40 mil em São Paulo. Como está a força desta categoria? Existe representatividade? O Coletivo de Jornalistas Pró-Conselho convida não só a reflexão, mas também a ação. Leia entrevista exclusiva.  
 
Publicado- 26-03-15
Texto- Regina Ramalho
Foto- Edi Sousa Studio Artes
Fonte- Coletivo de Jornalistas Pró Conselho
 
 
A equipe de jornalismo do Pró Trabalhador entrevistou Fred Ghedini, um dos dez membros do colegiado Pró-Conselho, para entender como vai funcionar o “I Encontro de Jornalistas”, que acontece neste próximo sábado dia 28, de março, na sede da OAB São Paulo, na avenida, Maria Paula, número 35, Centro de São Paulo, a partir das 10 horas (confira a programação na íntegra mais abaixo). 
 
A entrevista com Fred começa com o levantamento dos números. Somos 150 mil profissionais no Brasil, sendo 40 mil só no Estado de São Paulo. Se temos apenas 0,6% inscritos para o encontro, dos 150 mil jornalistas do Brasil. A pergunta que o Pró Trabalhador deixa para a reflexão de seus leitores é: Estão todos satisfeitos com a situação em que atuamos hoje?
 
Pró Trabalhador- Qual a diferença entre sindicato para conselho de classe? 
 
Fred Ghedini- Sindicato ou associações de classe são entidades privadas, que defendem dos direitos e interesse coletivos ou individuais da categoria em questões administrativas e judiciais. 
Os conselhos atuam em defesa não só dos profissionais, mas também dos chamados direitos contraditórios ou coletivos. Como por exemplo, o direito da sociedade ser informada sobre questões de interesse público. Os conselhos não se resumem a questões corporativas ou da liberdade de expressão dos jornalistas, mas também ao direito constitucional de toda a população de ser e estar informada. Por isso, é uma entidade prestadora de serviços públicos, criada por lei federal, com poder de fiscalizar o exercício da profissão, em defesa da sociedade, habilitar ou restringir legalmente profissionais para a atuação na profissão, fiscalizar e fazer respeitar o código de ética profissional, entre outros aspectos que valorizam a profissão, assim como fazem os conselhos de enfermagem, arquitetura, advocacia, entre outros.    
 
 
 
Pró Trabalhador- Quais as principais bandeiras do Coletivo de Jornalistas Pró-conselho?
 
Fred Ghedini- A busca por unificação da categoria, para fortalecer a classe, os seus direitos e também no cumprimento de seus deveres enquanto comunicadores. Por intermédio, entre outras coisas, da aprovação e adesão do ‘Chamado à Ação’. A luta para a aprovação da obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da atividade profissional preparada e dentro das boas práticas de apuração que determinam nosso código de ética. 
 
Pró Trabalhador- Avançamos na aprovação da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista?
 
Fred Ghedini- O senado brasileiro deu 44 aprovações para o retorno da obrigatoriedade do diploma, mas temos que buscar também o apoio de outros órgãos, como a Câmara de Deputados. Pois o diploma é o que auxilia que o profissional, possua as qualidades e os conhecimentos necessários, para as boas práticas do jornalismo. 
 
Pró Trabalhador- Explique para os leitores do Pró Trabalhador um exemplo, de prática indevida, que ocorre?
 
Fred Ghedini- Com o crescimento dos chamados multiprofissionais, isso é, o cara que filma, fotografa, escreve, etc. Além da disputa por quem vai dar a notícia primeiro é muito comum a matéria ser publicada sem a devida apuração, trazendo consequência graves para a sociedade como um todo, que tem o seu direito a informação correta, sendo violado.
 
Pró Trabalhador- Como está sendo a adesão ao encontro do próximo sábado?
 
Fred Ghedini- A adesão conta com profissionais de todo o país. Está sendo uma das formas de lançar o movimento na sociedade. Já está na agenda ações por todo o país e um novo encontro em São Paulo em 2016. Mas o número de participação ainda é baixo. Foram 900 inscrições, para uma categoria que conta com 40 mil só no Estado de São Paulo. 
 
Pró Trabalhador- Ainda da tempo de participar do encontro deste sábado? Como fazer para participar? 
 
Fred Ghedini- Para o encontro do próximo sábado é só acessar o link https://docs.google.com/forms/d/15kz_dIrr3OJSXmFXOM6Z2ANCAVBz8rKVwlapdFy0i-M/viewform?c=0&w=1 até 15h do dia 27 e fazer a inscrição. Mas o ‘Chamado à Ação’ continua diariamente e pode ser acompanhado pelo Facebook jornalistasproconselho ou ainda pelo site “.jor” que está para ser lançado nos próximos dias. 
 
Programação- 
 
Encontro dos Jornalistas Pró-Conselho
28 de março de 2015
Recepção e credenciamento: 9h às 12h
Sessões: 10h (abertura)
                10h30 às 13h30 (trabalho em grupos)
                13h30 a 14h30 (almoço)
                14h30 às 17h30 (Plenária)
                 17h00 (Encerramento)
Local: Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (Rua Maria Paula, 35 - São Paulo, Centro – Auditório do 3º andar) (*)
Temário -
1     Diagnóstico sobre o atual momento da profissão.
2     Formação profissional; Exigência de formação específica (Graduação ou Especialização para outras formações?); Regulamentação da profissão de jornalista.
3     A organização do movimento Jornalistas Pró-Conselho:
3.1 - Calendário de Ações 2015.
3.2 - Sobre a criação de Coletivos Locais de Jornalistas Pró-Conselho.
3.4 - Formato e critérios para a composição da Coordenação do Movimento Jornalistas Pró-Conselho Profissional.
3.5 - Elaboração do ‘Chamado à Ação’.
Decisões finais:
4     Aprovação do ‘Chamado à Ação’.
5     Eleição da Coordenação;
6     Decisão sobre a realização de novo Encontro dos Jornalistas Pró-Conselho em 2016 (o Encontro de 2015 passaria a ser o I Encontro e o de 2016 o II Encontro).
Dinâmica
1)    Abertura: Boas vindas do anfitrião; apresentação com uma explicaçãode quem somos, breve histórico e um esboço geral da nossa proposta; explicação da dinâmica;
 
avisos; encerramento da abertura e encaminhamento para os grupos.
2)    Formação de três grupos temáticos com base no Temário. Os participantes farão a opção por um dos grupos no momento da inscriçãoonline.
3)    No período da manhã cada grupo debaterá o seu tema, seguindo o modelo abaixo:
•         Breve apresentação do tema por um facilitador da organização 
(15 minutos)
•         Debate (100 minutos)
•         Intervalo (15 minutos)
•         Votação de propostas e escolha do relator. Serão levadas à Plenária apenas as propostas que obtiverem pelo menos 70% dos votos dos integrantes do grupo.
4)    No período da tarde, os participantes realizarão a Sessão Plenária, na qual o relator de cada grupo apresentará as propostas aprovadas. A Plenária terá a seguinte dinâmica:
•         Apresentação das propostas dos grupos (20 minutos por grupo, totalizando 60 minutos).
•         Debate e votação das propostas (90 minutos). Serão aprovadas as propostas que obtiverem pelo menos 70% dos votos dos participantes do Encontro.
•         Aprovação de uma agenda de discussões do movimento para 2015. A proposta é que os temas (ao menos 6) sejam debatidos pela internet, até  dezembro, permitindo que se avance no esclarecimento de questões fundamentais que desafiam a organização de todos os jornalistas e reafirmem o compromisso da profissão com os princípios éticos, o direito à informação e o interesse público.
Será feita a sistematização dos debates com o objetivo de criar um Caderno de Teses a ser utilizado em novos Encontros.
5)    Eleição da Coordenação dos Jornalistas Pró-Conselho Profissional;
6)    Aprovação do texto do ‘Chamado à Ação’, a ser divulgado no dia 7 de abril de 2015, Dia do Jornalista;
7)    Encerramento do Encontro dos Jornalistas Pró-Conselho.
 (*) – Só participarão os colegas que tenham feito sua inscrição prévia preenchendo a ficha de inscrição online pois o acesso ao prédio da OAB-SP neste dia só restrito aos que tiverem seus nomes constantes em lista envianda com antecedência.
Colegiado diretivo do Jornalistas Pró-Conselho:
Bia Bansen, Camilla Rigi, Costa Carregosa, Dal Marcondes, Eugênio Araújo, Fred Ghedini, Luciano Martins Costa, Franklin Valverde, Milton Bellintani e Wagner Belmonte.
Para mais informações:
E-mail: jornalistaproconselho@gmail.com
Celular: (11) 9 9649-6679