Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Presidente do Sebrae afirma que Brasil tem espírito empreendedor

Presidente do Sebrae afirma que Brasil tem espírito empreendedor

Paulo 2

O “pool de empresas” vem se multiplicando e se fortalecendo mutuamente desde edições anteriores. Confira depoimento de empresários associados durante a Feira do Empreendedor 2015.

 

 

Publicado- 07-02-15
Texto- Regina Ramalho Pró Trabalhador

Foto- Edi Sousa

 

Network foi o ponto alto da abertura da “Feira do Empreendedor”, promovida pelo Sebrae-SP. A feira que a partir de 2015, passou a ser anual é uma excelente oportunidade para reunir empresários, fornecedores e prestadores de serviço. Afirmou o superintendente do Sebrae, Bruno Caetano.

 Paulo 1

 “Este ano estimamos atrair algo em torno de 100 mil pessoas e como resultado além de novos negócios estimular, o que chamamos de associativismo”, explica Caetano.

 Paulo 5

Com a mesma ideia os profissionais do “Vouclicar.com”, colocaram no ar uma plataforma que oferece uma série de soluções tecnológicas que reúne mais 70 ofertas, frutos de parceiras.

 

Ronaldo Cunha, que responde pelas parcerias da “Vouclicar.com” explicou aos leitores do Pró Trabalhador que a proposta de sua empresa é oferecer soluções tecnológicas de gestão.

 

“O nosso trabalho aproxima as grandes empresas das pequenas e as pequenas são com isso, auxiliadas na distribuição de seus produtos e serviços”, revela Cunha. Como diferencial a empresa busca valorizar o uso na nossa Língua Portuguesa, evitando siglas ou terminologias em inglês.

 

Durante a entrevista, Djalma Andrade, da Microsoft, visitou o stand do parceiro e conferiu o layout das duas empresas destacado lado a lado.

 

Falta de mão de obra qualificada muitas vezes pode afundar um negócio.

 Paulo 6

Marcio Morgado, diretor da Nat Frut Ice empresa do ramo de franquias aproveitou a feira para conhecer o trabalho que auxilia as pessoas a conquistarem o seu primeiro emprego, o CIEE - Centro de Integração de Empresa Escola. “Tentamos dar todo o suporte para que o nosso franqueado obtenha bons resultados isso vai de treinamentos até auxílio de onde encontrar mão de obra qualificada”, explica, Morgado.

 

 

 “Eu ainda não conhecia o trabalho do CIEE, graças a feira que nos aproximou já tenho informações que podem contribuir para o sucesso de nossos franqueados facilitando o encontro da mão de obra em parceria com o CIEE”, conta satisfeito  Morgado.

 

Após a coletiva de imprensa da abertura da feira Paulo Skaf, presidente do conselho deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae-SP concedeu entrevista exclusiva ao Pró Trabalhador.

 Paulo 3

 

 

Pró Trabalhador- De que maneira sua experiência como presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo(Fiesp), pode enriquecer  o trabalho do Sebrae?

 

Paulo Skaf- Já temos essa cultura empreendedora, e também o foco de incentivar a media e pequena empresa. Na Fiesp, criei um departamento logo no inicio do meu mandato voltado para a micro e pequena empresa. No Sesi e no Senai já temos mais de 1milhão de matrículas, escolas modernas em tempo integral e toda essa experiência empresarial ligada a área do empreendedorismo eu vou levar para o Sebrae para somar com  todas as experiências boas que o Sebrae já realiza no estado. Como por exemplo, essa feira do empreendedor que é um projeto excelente, que era bienal e esse ano passou a ser anual. Nossa meta no próximo ano receber 200 mil visitantes, promovendo uma sinergia máxima de todas as entidades, empreendedores do Brasil inteiro e guerreiros paulistas, para que tenhamos o melhor resultado possível.

 

Pró Trabalhador- O foco do Sebrae são principalmente os comerciantes e prestadores de serviços, muitos deles que vieram da informalidade. Na indústria ainda existe muita informalidade. O senhor acredita que a sua entrada no Sebrae pode motivar também a formalização e o crescimento das pequenas e médio indústrias?

 

 Paulo Skaf- Ninguém quer trabalhar na ilegalidade, a prova é que hoje nós  temos nove milhões e meio de Micro Empreendedores Individuais (MEIs), ou seja, quase 10 milhões de pessoas  se formalizaram seus negócios. Nós temos no Brasil mais de 5 milhões de pequenas e médias empresas. Todo mundo quer ter uma oportunidade de realizar o seu sonho. O Brasil tem um grande patrimônio que é o espírito empreendedor, isso esta nas pessoas. Tem países no mundo que não tem. Tem lugares que as pessoas são acomodadas e nunca pensam em ter seu próprio negócio. Aqui milhões desejam  isso e o Sebrae e assim como as entidades todas que eu presido com muita honra tem que ser um facilitador neste processo. Quer dizer asfaltar um caminho para que esses sonhos das pessoas se transformem em realidade. Essa é nossa grande missão. A meta do Sebrae é auxiliar as pessoas na transformação do sonho em realidade e isso me da um prazer pessoal muito grande.

 

A feira é gratuita e vai até terça-feira dia 10. As inscrições podem ser feitas antecipadamente no link http://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/

 

Outras Informação-

 

www.vouclicar.com

www.microsoft.com.br

www.unicacomex.com.br

 

Agradecimentos as assessoria de imprensa-

 

Sebrae-SP http://www.sebraesp.com.br/

Máquina http://www.grupomaquina.com.br/20anos

FSB Comunicações www.fsb.com.br