Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Sebrae realiza 4ª edição da Feira do Empreendedor em São Paulo

Sebrae realiza 4ª edição da Feira do Empreendedor em São Paulo

Publicado: 21-01-15
Texto: Da Redação do Pró Trabalhador
Fonte:  Assessoria de Imprensa Sebrae. 
Foto: Edi Sousa 
 
 
Você tem dúvidas sobre como abrir, fechar ou formalizar negócio? Entre os dias 07 e 10 de fevereiro, de sábado à terça-feira, das 10h às 21h, no Pavilhão Parque Anhembi, Av. Olavo Fontoura, 1209, São Paulo, o Centro de Apoio ao Trabalho - (CAT), além de tirar dúvidas, o empreendedor da capital pode sair de lá com o CNPJ em mãos. 
 
 
A “Feira do Empreendedor” realizada pelo Sebrae é considerado o maior evento fomentador de novos negócios do país. Pesquisas recentes do Sebrae, revelam que: mesmo o MEI sendo mais prático, podendo ser feito até mesmo pela internet, 60% dos empreendedores ainda sente dificuldade de efetuar a formalização, buscando o auxílio do Sebrae ou contando com a boa vontade de amigos ou familiares. 
 Zeti
Foi o que aconteceu com a cabeleireira Maria Donizete Souza Barbiera (Zeti) e o comerciante Francisco Reinaldo Rocha (Coruja). 
 
Zeti, já atua no mercado de beleza, há mais e 20 anos, sempre desejou se formalizar, pois a formalização facilita a relação com os fornecedores de produtos para cabelos, mas para se formalizar contou com o apoio do filho que pesquisou o assunto. Da Prefeitura que fez a inscrição e ainda hoje conta com a ajuda da filha para manter as contas em dia. “Me atrapalho com o fluxo de caixa, e findo esperando por ela, mas planejo buscar o auxílio do Sebrae para entender melhor como fazer isso sozinha”, explica. 
 coruja
O comerciante, dono do “Bar do Coruja”, na zona norte da cidade, que originou também seu apelido, também teve que buscar auxílio profissional. “Optei por conversar com um contador que eu já conhecia desde os meus tempos de padaria, ele fez todos os procedimentos sem cobrar nada”, revela Coruja. 
 
Muitos empreendedores mesmo formalizados ainda sentem dificuldades para emitir a Nota Fiscal Eletrônica, fazer a Declaração Anual de Rendimentos do Simples Nacional (DASN-SIMEI), entre outros. Importante esclarecer que quem não faz a declaração, fica impedido, de pagar as contribuições mensais obrigatórias e perde os benefícios da categoria. 
 
Durante a Feira, funcionários especializados do CAT, orientaram neste sentido. No espaço também é possível imprimir carnê de pagamento mensal (vencidos ou a vencer), o comprovante de inscrição e situação cadastral de contribuintes imobiliários (CCM- apenas para comércio e serviços). Havendo ainda a possibilidade de alterar dados cadastrais do empreendimento ou fazer o cancelamento da empresa. 
 
MEI- Podem se cadastrar no MEI, empresas sem sócios, com no máximo um funcionário e faturamento de até R$ 60 mil por ano. Nestes casos o empreendedor, poderá sair da Feira, já com o CNPJ em mãos e alvará provisório de funcionamento. 
 
O Sebrae recomenda que os interessados façam uma pesquisa prévia junto à Prefeitura pra saber se a atividade que pretende exercer é permitida no bairro escolhido. Nos casos de empreendimentos considerados de alto risco, a Prefeitura, poderá exigir documentação ou licenças mais específicas. 
 
Outras informações acesse- www.feiradoempreendedor.sebraesp.com.br