Home/ Destaques/ Compartilhar de O LÍDER É AQUELE QUE ENSINA E COM ENTUSIASMO, ENCORAJA SEU TIME

O LÍDER É AQUELE QUE ENSINA E COM ENTUSIASMO, ENCORAJA SEU TIME

 Certa ocasião Derek Bok disse: Se você acredita que o treinamento é caro. Foto repórter: Edi Sousa - Studio Artes
#PraCegoVer: Marcelo é branco, de olhos verdes usa cabelos 
 
Colunista: Marcelo Simonato é executivo em uma Multinacional. Formado em Administração, há mais de 20 anos na área adm-Financeira, atuando em cargos de liderança de grandes empresas. Escritor, Palestrante, Especialista em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance e Professor convidado do Mackenzie e Facilitador do instituto Haggai em Liderança
 
Certa ocasião Derek Bok disse: Se você acredita que o treinamento é caro. Experimente a ignorância. E foi refletindo nesta afirmação que eu elaborei essa nova temporada a qual denominei: O líder de A a Z, no intuito de apoiar os líderes e deixar as organizações mais preparadas para as novas tendências de mercado.
O tema desta semana tem como base a letra E do Líder que Ensina e com Entusiasmo, Encoraja seu time. Vamos nessa?
 
Temos aprendido no decorrer das últimas semanas que o líder de A a Z está focado na equipe e faz com que seus subordinados sintam que ele os compreende, apoia, valoriza e por fim os encoraja.
 
É verdade! O líder de A a Z deve sempre estar aberto a ensinar e ajudar cada membro de sua equipe na descoberta de suas habilidades para que possam atingir o seu máximo potencial.
 
Infelizmente, atuando no mercado de trabalho há tantos anos, exercendo funções de liderança, tenho me deparado com líderes extremamente fracos que só pensam no seu próprio umbigo.
 
Por mais que assuntos como este aqui pareçam para nós costumeiros e até lógicos, ainda existem muitas organizações e líderes que não veem dessa forma.
 
Sabemos que são os líderes quem definem o clima e ritmo da empresa, mas quando a liderança se coloca em uma posição de que “sabe tudo”, automaticamente perde-se a habilidade de se conectar com a equipe e inspirá-los, motivá-los, ou seja, encorajá-los, uma vez que este perfil de liderança ultrapassada não é mais um modelo a ser seguido.
 
Líderes de A a Z quebram esse ciclo antiquado e adotam medidas para encorajar a equipe e servem de exemplo para os mesmos. Acompanhe...
O autor Howard Gardner em sua obra intitulada “Leading Minds” (Mente de Líder) estudou alguns ícones de sucesso a fim de compreender o que havia de comum entre a liderança de Mahatma Gandhi, Winston Churchill, entre outros. A descoberta foi incrível!
 
Com a finalidade de encorajar seus liderados, diariamente, Mahatma Gandhi e Winston Churchill tinham um tempo para se auto avaliar, e o faziam de formas diferentes.
Para Gandhi, por exemplo, nada era mais eficaz do que sua meditação de todos os dias. Já Churchill preferia as longas caminhadas a sós. Ainda que as formas fossem divergentes, sempre havia a prática cotidiana de sair de toda confusão, estresse e pressão do dia a dia para entender melhor sobre si mesmo. Desta forma, o líder que encoraja, antes de tudo, busca a sua própria auto motivação, e só depois, está apto para motivar os outros (equipe).
 
E de Ensina.
Há líderes que dizem por aí: “Eu não vou ensinar o que sei para meu colaborador, porque ele pode me superar e tomar o meu lugar ou então deixar a empresa levando meus conhecimentos”. Esta é uma ideia completamente pobre. O papel do verdadeiro líder é ensinar.
 
Henry Ford, um dos homens mais renomados do passado disse: só há uma coisa pior do que formar colaboradores e eles partirem. É não formá-los e eles permanecerem.
 
Assim como na vida pessoal, não somos donos de ninguém, no universo corporativo ocorre do mesmo modo. Se você entende que a sua missão é liderar, pensamentos como: “não irei treinar meu colaborador para que depois ele não seja melhor do que eu, ou para que ele não vá para outra empresa carregando o que ensinei”, são completamente equivocados, além de demonstrar uma mentalidade totalmente egoísta.
Richard Brason disse: capacite bem seus colaboradores para que eles possam partir. E para que sempre se lembrem de você!
 
E de Entusiasmado.
Todos sabem que uma das piores coisas é trabalhar com um líder mal-humorado, pessimista e depreciativo, não é mesmo? Logo, o líder de A a Z é aquele que emana uma energia de otimismo, alegria e bom-humor.
 
Criar um ambiente de trabalho agradável é uma das tarefas mais importante do líder de A a Z, pois como diz aquele ditado popular: nós moramos no trabalho e visitamos as nossas casas. Ou seja, nós passamos mais tempo dentro das corporações do que em nossos lares, desta forma, o ambiente de trabalho precisa ser acolhedor, favorável e animador, caso contrário, os resultados não serão satisfatórios. 
 
Um líder entusiasmado contagia os colaboradores e cria uma frequência estimuladora, que anseia pelo sucesso.
 
Segundo o site significados, o termo entusiasmo “representa grande interesse, um intenso prazer, uma dedicação ardente, uma paixão, uma conduta de veemência”. “Entusiasmo é uma admiração, um arrebatamento, uma explosão de alegria, uma excitação de maneira exagerada”. “Com relação à etimologia, a palavra entusiasmo se deriva do grego enthousiasmos que significa ter um deus interior ou estar possuído por Deus”.
 
E aí, você diria que sua organização tem líderes com a característica “E” do alfabeto? Se sua resposta for não, tudo bem! É por isso que estamos aqui, para trabalhar essas áreas, certo?
 
Afinal, nunca é tarde para começar uma mudança. Abraços e até semana que vem.
 
 
CONTATO:
Marcelo Simonato
Executivo, Escritor, Palestrante
Especialista em Liderança e Desenvolvimento Profissional
 
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO
Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoOficial
Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato
Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato
 
TREINAMENTOS E PALESTRAS
Site: www.marcelosimonato.com
E-mail: contato@marcelosimonato.com
 
# HASHTAGS
#marcelosimonato
#marcelosimonatopalestrante
#marcelosimonatooficial
#dicadosimonato
#liderancadeAaZ
#designyourlife
#liderancacomproposito
#pilaresdosucessoprofissional
#opoderdoobvio
#segredosdealtoimpacto
#coachingdecarreira
#serextraordinarioeumaquestaodeescolha
#segredosdaaltaperformance
#coachingmudeseumindsetparaosucesso
#engage
#ikigai
#proposito
#propositodevida
#lideranca
#profissao
#carreira
#mudancademindset
#atitude
#extraordinario
#sucessonacarreira