Home/ Destaques/ Compartilhar de SER UM LÍDER BONDOSO NÃO É SINÔNIMO DE FRAQUEZA

SER UM LÍDER BONDOSO NÃO É SINÔNIMO DE FRAQUEZA

#PraCegoVer: Marcelo é branco, de olhos verdes usa cabelos

Você deseja ser um líder completo e ter um perfil de liderança que costumo denominar como o líder de A a Z ? Se sua resposta for sim, eu sei como te ajudar!
 
Pesquisas mostram que o maior desejo dos profissionais está em ser reconhecido e valorizado pelas pessoas que as rodeiam e para receber tal validação e atingir este objetivo, o líder precisará verdadeiramente estar acima na média.
 
O fato é que, todo indivíduo deseja ser reconhecido e valorizado por quem é e pelo que faz, tanto na vida pessoal como principalmente em sua carreira.
 
Os autores Allan e Barbara Pease em seu livro “Como conquistar as pessoas” disseram: as maiores necessidades da natureza humana estão em (1) sentir-se importante, (2) ser reconhecido e (3) ser valorizado, os três princípios da natureza humana.
 
Se você deseja ser um grande líder, reconhecido e admirado por todos, então fique atento às dicas abaixo:
 
B de bondade 
Uma das perguntas que diversas organizações me fazem durante minhas palestras/treinamentos é: “Vale a pena ser um líder bondoso”? “Se eu for fraco a equipe poderá tripudiar, não acha”?
 
O jornal do empreendedor certa vez publicou algo muito interessante e que pode nos ajudar a responder a tais questionamentos: “Em Filosofia Treva é ausência de Luz, Maldade é ausência de Bondade, Ódio é ausência de Amor”. Desta forma ser um líder bondoso não é sinônimo de fraqueza e muito menos de ausência de poder.
 
Logo, a resposta para as perguntas é sim, vale a pena ser um líder bondoso. A bondade só poderá ser manifesta por líderes que são fortes, que conhecem sua identidade, que estão capacitados a transformar o meio. Líderes fortes são naturalmente inclinados a fazer o bem, por isso a equipe sempre será alvo de sua nobreza, gentileza e benfeitoria.
 
Em suma ser um líder bondoso é qualidade “sem igual” de quem é forte. O jornal do empreendedor ainda afirma: líderes competentes são o que são em qualquer situação (eles mesmos, o tempo todo). Em coaching, a prova da superioridade é o grau de Bondade manifestada no cotidiano com a equipe. E ao contrário do que muitos pensam, ser bom, não é ser bobo.
 
B de busca
 
Uma característica do líder de A a Z é que ele é aquele que busca conhecimento, busca atingir as metas estipuladas, busca motivar a equipe, busca melhorias, busca aprimoramento, desenvolvimento e evolução.
 
Muito se fala da importância do autoconhecimento para os líderes bem-sucedidos, e “buscar” é uma das formas de melhorar a autoestima, de elevar o patamar de consciência da pessoa e que resulta numa melhor performance. Ampliando nossa visão para os líderes das organizações atuais, podemos dizer que, para ser líder e liderar, é preciso buscar além do conhecimento técnico na área de atuação, também buscar conhecer a si mesmo, para depois conhecer os outros, e assim ser capaz de liderar pessoas. 
Ou seja, não há como ser um líder bom e verdadeiro, sem buscar antes o funcionamento e qual o impacto do seu modelo nas pessoas. Como se pode falar em exemplo a ser seguido, se o líder não buscar conhecer as suas próprias reações perante uma determinada situação, ou como se fazem as escolhas mais conscientes, ou, ainda, como alavancar o seu potencial e de sua equipe.
 
Portanto o líder completo de A a Z, busca conhecimento, ser exemplo e aumentar o seu potencial diariamente. Ele jamais se contenta com os aprendizados já adquiridos, mas busca sempre mais, ou seja, ir além do esperado.
 
Ram Charam, em sua obra intitulada “A arte de cultivar lideres” disse: até que ponto conhecemos a nossa essência? Os líderes devem buscar conhecer o que aciona suas reações e os deixam ansiosos, irritados ou nervosos. O bom líder busca conhecimento infinito. Ou seja, ele está em uma constante busca.
 
Se você deseja ser um líder reconhecido, validado por sua competência (que é uma necessidade natural do ser humano, como já vimos) e valorizado pela maneira que gerencia sua equipe, aplique essas dicas em sua vida. O sucesso não é uma questão de sorte, mas de busca. Pense nisso!
 
Abraços e até a próxima.
 
Se você gostou deste conteúdo, curte e compartilhe com seus amigos. Além disso, siga-me nas redes socias e receba semanalmente conteúdos gratuitos como este aqui.
Caso deseje saber mais, entre em contato:
 
Marcelo Simonato
Executivo, Escritor, Palestrante
Especialista em Liderança
e Desenvolvimento Profissional
 
SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS OU ENTRE EM CONTATO
Facebook / Instagram: @MarceloSimonatoOficial
Linkedin: linkedin.com/marcelo-simonato
Youtube: www.youtube.com/marcelo-simonato
 
TREINAMENTOS E PALESTRAS
Site: www.marcelosimonato.com
E-mail: contato@marcelosimonato.com
 
# HASHTAGS
#marcelosimonato
#marcelosimonatopalestrante
#marcelosimonatooficial
#dicadosimonato
#liderancadeAaZ
#designyourlife
#liderancacomproposito
#pilaresdosucessoprofissional
#opoderdoobvio
#segredosdealtoimpacto
#coachingdecarreira
#serextraordinarioeumaquestaodeescolha
#segredosdaaltaperformance
#coachingmudeseumindsetparaosucesso
#engage
#ikigai
#proposito
#propositodevida
#lideranca
#profissao
#carreira
#mudancademindset
#atitude
#extraordinario
#sucessonacarreira