Home/ Destaques/ Compartilhar(2) de VOCÊ SABE FAZER UM VÍDEO CURRÍCULO CAMPEÃO?

VOCÊ SABE FAZER UM VÍDEO CURRÍCULO CAMPEÃO?

 
 
 #PraCegoVer: Akemi é descendente de oriental com brasileiro, é branca. Usa cabelos pouco abaixo dos ombros pretos com mexas douradas.Nos dias de hoje está cada vez mais comum as empresas otimizarem os processos seletivos e utilizarem a inteligência artificial na contratação de talentos. Faz parte do cotidiano de alguém que está em processo de recolocação, participar de processos onde as primeiras etapas não são mais presenciais. As empresas tem solicitado cada vez mais o envio de um vídeo com o objetivo de que os candidatos realizem a suas apresentação profissional, ou mais conhecido ‘pitch’ de vendas. 
 
Você sabe o que é um pitch de vendas? Pitch é um discurso de vendas no qual você descreve a sua ideia, ou seja, o seu negócio. Neste caso você irá descrever o seu perfil e tem que demonstrar em pouquíssimo tempo os seus pontos fortes e o porquê você é o candidato perfeito para aquela vaga. E convencer o empregador que somente o seu perfil trará os resultados que uma empresa está buscando.
 
Não podemos esquecer que o mundo está cada vez mais ‘disruptivo’ e as grandes empresas e startups buscam inovação para solução de questões. Consequentemente a forma de atrair talentos mudou também, tornando-se mais ágil e com maior assertividade. O vídeo currículo não irá substituir as etapas presenciais, porém somente os candidatos finalistas é que irão participar destas fases. Imagine o trabalho que um recrutador tinha no processo de triagem, agendamento de entrevistas para somente depois poder conhecer o perfil de todos. 
 
Neste formato já conseguimos avaliar se o candidato conhece seus pontos fortes, se possui uma comunicação clara e objetiva, sua postura e o principal se realmente ele sabe se o seu perfil é adequado ou não para aquela oportunidade. Competências como criatividade e inovação complementam o que pode ser demonstrado por esta ferramenta. 
 
Ressalto que cada apresentação tem que estar adequada a cultura da empresa no qual o candidato está se candidato. É diferente o perfil comportamental de uma instituição como o Google e um Banco por exemplo. Além dos vídeos currículos, outras três etapas que estão migrando para o campo virtual são as entrevistas, questionários e até mesmo dinâmicas de grupo. Nos próximos artigos vou detalhar mais sobre isto. 
 
 
Para fazer um vídeo currículo campeão vou dividir as dicas em 5 etapas, sendo estas:
 
1º) Local da gravação/cenário: procure um local em sua residência tranquilo, sem barulho, se puder utilize um microfone de lapela que diminui os ruídos do ambiente. Coloque objetos que venham de encontro com a sua carreira, por exemplo, se você é um engenheiro civil pode colocar um capacete de obras no cenário junto com alguns livros. 
 
2º) Grave com o celular na horizontal e faça o enquadramento do busto para cima, evite o modo selfie. Faça primeiro (peça ajuda se possível) o enquadramento para depois gravar;
 
3º) Aparência/Postura: preocupe-se com a aparência da mesma forma se fosse em uma etapa presencial, use roupa social, para as mulheres maquiagem leve, cabelos penteados, jamais usem decotes e blusas de alças; já para os homens, cabelos cortados ou com o penteado de costume, evite bonés, camisetas (principalmente aquelas com times de futebol, bandas ou que transmitem qualquer tipo de preferência). Recomendo que a postura tem que ser adequada a cultura da empresa, se você não sabe, seja formal sempre;
 
4º) Tempo: o vídeo deve ter no máximo 3 minutos;
 
5º) Conteúdo: inicie apresentando o seu nome, estado civil, onde mora (cidade e/ou estado é o suficiente), não precisa comentar a idade, comente o que faz e as principais empresas que trabalhou (sem mencionar data, enfatize as atuais ou mais relevantes (que venham de encontro com o perfil da vaga). É necessário tomarmos alguns  cuidados, pois temos pessoas que estão em busca do primeiro emprego e não sabe o que falar, e àqueles que possuem muita experiência e comentar tudo em tão pouco tempo é mais desafiante ainda. 
Se você não tem experiência profissional remunerada, é importante o termo “remunerado”, porque ainda nos dias de hoje muita gente acredita que carreira é somente aquela que tivemos em troca de um salário. 
 
Não podemos esquecer, dos trabalhos acadêmicos, voluntariados, workshops e outras situações que geraram aprendizados e o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais. Para aqueles profissionais mais seniores ressalte as experiências mais recentes, lembre, dos casos de sucesso e ao lembrar contagie-se novamente com aquele momento e conte como foi a sua experiência profissional. Isto lhe ajudará a ter mais naturalidade nas frentes das câmeras, demonstrará o seu senso de dono e o entusiasmo. 
 
Um selecionador em ambos os perfis analisará a capacidade de análise e síntese. Recomendo que o seu discurso no fechamento revele as suas perspectivas de carreira objetivamente e o que poderá acrescentar em uma organização. Jamais fale que quer contribuir com a empresa ou crescer com ela, isto é o mínimo que esperamos de um profissional ao ser contratado. 
 
Sei que este processo não é fácil, principalmente para aqueles que não gostam das câmeras, mas lembre-se que tudo na vida pode ser desenvolvido e somente o treino e a repetição poderão lhe ajudar a fazer um vídeo de sucesso. 
Gostou deste vídeo? Curta e compartilhe em suas redes sociais, vamos ajudar cada vez mais as pessoas a encontrarem o emprego dos sonhos e terem sucesso na carreira.
 
 
Outras informações:
Whatsapp: (11) 98100-7322
E-mail: carreiraeproposito@gmail.com
 
#coacherce 
#carreiracomproposito
 #felicidadenacarreira#sucessoprosperidade
 #prosperidadenacarreira
#sucessoprofissional 
#coachakemishida 
#coachingerce
#AkemieShida
 
 
 Obs: A Notícia Pró Trabalho não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas. Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@noticiaprotrabalho.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal da Notícia Pró Trabalho. Atenciosamente, Direção