Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ Habilidades e Competncias que um Assistente Virtual necessita

Habilidades e Competências que um Assistente Virtual necessita

_FTO9244Foto: Edi Sousa - Studio Artes

Colunista: LIGIA AZEVEDO scia fundadora da Celi Soluções Remotas, tambm administradora de empresas formada no Centro Universitrio Ibero Americano Ênfase em Hotelaria aps 15 anos atuou no seguimento hoteleiro nos mais conceituados hotis da cidade de SP (entre eles Hotel Tryp Paulista – Meli Hotels International / Hotel Paulista Wall Street Suites). Com vivências em diversos departamentos, ficou conhecida por detectar os problemas e propor novas formas de processos de trabalho e tambm de relacionamento com integração e harmonia entre as equipes e entre equipes diferentes.

 

#PraCegoVer: Ligia, branca, com cabelos um pouco abaixo dos ombros com mexas douradas. Usa camisa rosa com detalhes em renda. Est com uma mão sobre a outra em frente ao corpo.

Quando escolhemos uma nova profissão precisamos fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre ela e se realmente temos as habilidades e competências necessrias que a função exige. Durante minha carreira em Recursos Humanos me deparei algumas vezes com profissionais bacharelados ou tcnicos em uma profissão, tinham as habilidades necessrias, mas não possuam as competências que a função exigia.

Bom, primeiro você deve fazer uma autoanlise, o que você tem facilidade em executar, o que você gosta de fazer, em que rea mais competente e quais os recursos que você necessita para realizar aquela função. E para quem vai oferecer os seus serviços.

Sabendo disso fica mais fcil criar um leque de serviços que possa oferecer. Se não souber fazer, não ofereça! Isso pode acabar com a sua carreira nos primeiros clientes, pois as indicações são muito importantes, tanto no nosso ramo como em qualquer outro.

Tenha foco! melhor ter uma gama pequena de serviços que você faça com excelência do que oferecer vrios serviços de baixa qualidade.

Com o passar do tempo você pode se aperfeiçoar em outras funções e então oferecer outros tipos de serviços.

Ser proativo uma das competências exigidas, vamos pensar o seguinte, se a empresa est delegando essas atividades, porque não tem tempo para executar ou planejar, por isso quanto mais você entender a necessidade do cliente e se antecipar a elas, seus resultados serão melhores.

Se preocupe com os detalhes, isso faz toda a diferença, em qualquer lugar ou relacionamento, e agrega muito mais valor ao seu trabalho.

Outra exigência primordial em um assistente virtual a organização, sem ela impossvel conciliar o trabalho, os filhos, a casa. Principalmente quando sua carteira de clientes aumentar, necessrio saber dividir o tempo com cada assunto e cliente. Alm disso, a organização serve para facilitar a vida de qualquer pessoa e economiza muito o seu tempo.

Seja emptico e atento, muitas vezes o que achamos que o melhor para ns, não o melhor para o cliente, portanto muito importante estar aberto as mudanças que o cliente solicita e assim deix-lo satisfeito.

Entregue as atividades no prazo combinado, ou avise com antecedência que não conseguir cumpri-las no tempo acordado. Seja sempre transparente e honesto com seus clientes!

Para ajuda-lo a concluir os trabalhos, existem timos aplicativos para contabilizar o tempo das tarefas, agendas, organização de senhas, contabilidade, entre outros.

Os cursos de especialização e mentorias na rea são essenciais, pois mesmo tendo experiência no mercado de trabalho, o home office e ser dono do prprio negcio exige alguns conhecimentos especficos.

Estas são algumas das habilidades e competências que um Assistente Virtual deve ter, mas a maior delas gostar de ajudar pessoas, nossa profissão tem a grande missão de ajudar as pessoas e empresas a terem mais tempo para cuidar de seus negcios. E quando você se d conta da importância que sua profissão tem no mundo e toma isso para si, a realização acontece.

Abraços!

Outras informações:

celi.solucoesremotas@gmail.com

(11) 97639-1744