Home/ Destaques/ Compartilhar de O que os selecionadores avaliam em um processo seletivo?

O que os selecionadores avaliam em um processo seletivo?

Akemi O que os selecionadores avaliam em um processo seletivo?

Carreira com Proposito requer tambm conhecimento e preparo para o momento da seleção.

Publicado:31-07-18
Foto: Edi Sousa Studio Artes
Colunista: Akemi Shida psicloga, coach de carreira e processos seletivos, psicodramatista, escritora e consultora comportamental, com MBA em Gestão Estratgica de Negcios. H mais de 15 anos atuou como Headhunter em grandes organizações. Em Angola foi uma das responsveis pela rea de Recursos Humanos que recebeu o primeiro Certificado da ISO no pas.
Pra Cego Ouvir
https://goo.gl/2ioXxU
Pra Cego Ver: Akemi descendente de oriental com brasileiro, branca. Usa cabelos pouco abaixo dos ombros pretos com mexas douradas. Esta com os braços cruzados e usa camisa de botões e mangas compridas, na cor preta.

A maioria das pessoas em algum momento da sua trajetria profissional j se questionou o que um selecionador avalia em um candidato para aprov-lo ou não em um processo de seleção. O primeiro passo fazer uma avaliação de sua experiência profissional, conhecimentos tcnicos, acadêmicos, idiomas, ou seja, verificar se estas informações são compatveis a descrição de cargo daquela função. Estas informações são essenciais para uma primeira anlise e para selecionar alguns candidatos, porm não o principal indicador. Para explicar o principal critrio de seleção e aprovação precisarei conceituar o que competência.

Competência um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), que são os diferenciais de cada Organização ou de cada pessoa e tem reflexos em tudo que realiza. Os conhecimentos são as informações que adquirimos no decorrer da vida pelo ambiente acadêmico, cursos, livros, internet, entre outras fontes. As habilidades o “saber fazer”, a experiência prtica. Exemplo: fiz um curso de excel e adquiri bons conhecimentos, porm passaram 6 meses e nunca mais usei esta ferramenta. Aps este perodo se eu tentar fazer uma planilha terei dificuldades e precisarei consultar algum material, neste caso o conhecimento não se tornou habilidade. A atitude são as caractersticas comportamentais que são os diferenciais de cada indivduo e tem reflexos em tudo que realiza. Acredito que muitos j ouviram a frase: “Foi contratado pelo currculo e demitido pela atitude”. A atitude que difere os profissionais e o principal indicador de desempate num processo seletivo quando possumos 2 bons candidatos com perfis semelhantes.

Posso traduzir o que garante um profissional ter sucesso em um processo seletivo pela seguinte frmula:
Atitude = Conhecimento + Habilidade
A atitude colocar os conhecimentos em ação, transformando-as em habilidades, e os comportamentos associados faz um profissional se destacar em relação aos outros. Uma das principais caractersticas comportamentais que diferencia um candidato dos outros a resiliência, possivelmente muitos de ns j trabalhamos com pessoas que estudaram em faculdades de primeira linha e que em momentos de pressão não tiveram bons resultados. Fracassaram diante de determinadas situações porque não as suportaram e at desistiram, enquanto outros que não fizeram faculdades de renome, porm durante a jornada acadêmica se depararam com situações desconfortantes e precisaram ultrapassar obstculos para concluir a graduação e aps terem se formado lidaram com dificuldades deste tipo com tranquilidade, pois por j terem vivenciado estas situações antes possuam um modelo internalizado do que deveriam fazer nestes momentos. Um exemplo comum deste tipo são aqueles estudantes que precisam trabalhar para poderem ingressar e se manter na faculdade, precisam desde cedo saber administrar o tempo para ter bons resultados no ambiente acadêmico e tambm para poderem ter bons frutos em seus empregos. Aprendem desde cedo a se relacionar e trabalhar em equipe, lidar com o ambiente corporativo, mercado de trabalho, sua concorrência e adversidades. Desenvolvem um perfil resolutivo, um excelente nvel de prontidão para a solução de problemas e entendem a importância da habilidade poltica nas relações hierrquicas.

Estes são os aspectos que os selecionadores avaliam num processo seletivo. E como isto feito? A principal tcnica de avaliação de profissionais a entrevista por competências, esta consiste em pesquisar os comportamentos essenciais para uma vaga por meio das experiências que os candidatos tiveram no passado. O ser humano repete bons comportamentos e evitam os ruins, os entrevistadores solicitam que os candidatos tragam exemplos de situações do passado, pois se estas foram de sucesso tendem a repetir em momentos semelhantes, ou se forem ruins evitarão os comportamentos que trouxeram dificuldades. muito comum o selecionador começar a fazer perguntas do tipo:

• Relate ...
• Descreva...
• Dê um exemplo...
• Fale sobre uma situação...
• Comente...
Outra tcnica muito utilizada a dinâmica de grupo, esta contempla uma situação que precisa ser observada. As situações criadas são similares realidade ou contexto.

No nvel executivo ou sênior, a utilização de dinâmica de grupo ou entrevista coletiva pode inibir os candidatos a participarem do processo, por ser considerada como um instrumento de exposição por alguns profissionais, fazendo com que eles fiquem constrangidos de participarem do processo podendo at omitir informações importantes. Quanto mais alto o cargo, maior o acesso a informações confidenciais e por isto estes podem ficar inibidos ou at mesmo ficarem preocupados em não faltar com a tica. Esta tcnica mais utilizada em profissionais em incio de carreira.

Podem fazer parte das etapas do processo seletivo a utilização de testes tcnicos, est uma ferramenta de diagnstico para mensurar o nvel de conhecimento e/ou prtica em uma determinada ferramenta ou conhecimento. Exemplo: teste de excel, idiomas, etc. Outro tipo de teste são os situacionais, são aqueles que reproduzem as responsabilidades/atividades do cargo. São reproduzidos uma situação para o candidato propor uma solução, permitindo avaliar o desempenho naquele contexto. Exemplo: construção de um fluxograma, como aumentar % de vendas.

Para finalizar temos tambm os testes psicolgicos, esta uma ferramenta utilizada exclusivamente por psiclogos, para ajud-los na avaliação do candidato, avaliando as caractersticas psicolgicas, as aptidões para o cargo e a adequação destas caractersticas empresa.

Outras informações:

Whatsapp: (11) 98100-7322

E-mail: carreiraeproposito@gmail.com

Obs: A Notcia Pr Trabalho não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas. Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@noticiaprotrabalho.com.br, nestes casos feito contrato prprio e apresentação de nota fiscal da Notcia Pr Trabalho. Atenciosamente, Direção