O que os selecionadores avaliam em um processo seletivo?
Carreira com Proposito requer também conhecimento e preparo para o momento da seleção.
Publicado:31-07-18
Foto: Edi Sousa Studio Artes
Colunista: Akemi Shida é psicóloga, coach de carreira e processos seletivos, psicodramatista, escritora e consultora comportamental, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Há mais de 15 anos atuou como Headhunter em grandes organizações. Em Angola foi uma das responsáveis pela área de Recursos Humanos que recebeu o primeiro Certificado da ISO no país.
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Pra Cego Ver: Akemi é descendente de oriental com brasileiro, é branca. Usa cabelos pouco abaixo dos ombros pretos com mexas douradas. Esta com os braços cruzados e usa camisa de botões e mangas compridas, na cor preta.
A maioria das pessoas em algum momento da sua trajetória profissional já se questionou o que um selecionador avalia em um candidato para aprová-lo ou não em um processo de seleção. O primeiro passo é fazer uma avaliação de sua experiência profissional, conhecimentos técnicos, acadêmicos, idiomas, ou seja, é verificar se estas informações são compatíveis a descrição de cargo daquela função. Estas informações são essenciais para uma primeira análise e para selecionar alguns candidatos, porém não é o principal indicador. Para explicar o principal critério de seleção e aprovação precisarei conceituar o que é competência.
Competência é um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA), que são os diferenciais de cada Organização ou de cada pessoa e tem reflexos em tudo que realiza. Os conhecimentos são as informações que adquirimos no decorrer da vida pelo ambiente acadêmico, cursos, livros, internet, entre outras fontes. As habilidades é o saber fazer, é a experiência prática. Exemplo: fiz um curso de excel e adquiri bons conhecimentos, porém passaram 6 meses e nunca mais usei esta ferramenta. Após este período se eu tentar fazer uma planilha terei dificuldades e precisarei consultar algum material, neste caso o conhecimento não se tornou habilidade. A atitude são as características comportamentais que são os diferenciais de cada indivíduo e tem reflexos em tudo que realiza. Acredito que muitos já ouviram a frase: Foi contratado pelo currículo e demitido pela atitude. A atitude é que difere os profissionais e é o principal indicador de desempate num processo seletivo quando possuímos 2 bons candidatos com perfis semelhantes.
Posso traduzir o que garante um profissional ter sucesso em um processo seletivo pela seguinte fórmula:
Atitude = Conhecimento + Habilidade
A atitude é colocar os conhecimentos em ação, transformando-as em habilidades, e os comportamentos associados faz um profissional se destacar em relação aos outros. Uma das principais características comportamentais que diferencia um candidato dos outros é a resiliência, possivelmente muitos de nós já trabalhamos com pessoas que estudaram em faculdades de primeira linha e que em momentos de pressão não tiveram bons resultados. Fracassaram diante de determinadas situações porque não as suportaram e até desistiram, enquanto outros que não fizeram faculdades de renome, porém durante a jornada acadêmica se depararam com situações desconfortantes e precisaram ultrapassar obstáculos para concluir a graduação e após terem se formado lidaram com dificuldades deste tipo com tranquilidade, pois por já terem vivenciado estas situações antes possuíam um modelo internalizado do que deveriam fazer nestes momentos. Um exemplo comum deste tipo são aqueles estudantes que precisam trabalhar para poderem ingressar e se manter na faculdade, precisam desde cedo saber administrar o tempo para ter bons resultados no ambiente acadêmico e também para poderem ter bons frutos em seus empregos. Aprendem desde cedo a se relacionar e trabalhar em equipe, lidar com o ambiente corporativo, mercado de trabalho, sua concorrência e adversidades. Desenvolvem um perfil resolutivo, um excelente nível de prontidão para a solução de problemas e entendem a importância da habilidade política nas relações hierárquicas.
Estes são os aspectos que os selecionadores avaliam num processo seletivo. E como isto é feito? A principal técnica de avaliação de profissionais é a entrevista por competências, esta consiste em pesquisar os comportamentos essenciais para uma vaga por meio das experiências que os candidatos tiveram no passado. O ser humano repete bons comportamentos e evitam os ruins, os entrevistadores solicitam que os candidatos tragam exemplos de situações do passado, pois se estas foram de sucesso tendem a repetir em momentos semelhantes, ou se forem ruins evitarão os comportamentos que trouxeram dificuldades. É muito comum o selecionador começar a fazer perguntas do tipo:
• Relate ...
• Descreva...
• Dê um exemplo...
• Fale sobre uma situação...
• Comente...
Outra técnica muito utilizada é a dinâmica de grupo, esta contempla uma situação que precisa ser observada. As situações criadas são similares à realidade ou contexto.
No nível executivo ou sênior, a utilização de dinâmica de grupo ou entrevista coletiva pode inibir os candidatos a participarem do processo, por ser considerada como um instrumento de exposição por alguns profissionais, fazendo com que eles fiquem constrangidos de participarem do processo podendo até omitir informações importantes. Quanto mais alto o cargo, maior é o acesso a informações confidenciais e por isto estes podem ficar inibidos ou até mesmo ficarem preocupados em não faltar com a ética. Esta técnica é mais utilizada em profissionais em início de carreira.
Podem fazer parte das etapas do processo seletivo a utilização de testes técnicos, está é uma ferramenta de diagnóstico para mensurar o nível de conhecimento e/ou prática em uma determinada ferramenta ou conhecimento. Exemplo: teste de excel, idiomas, etc. Outro tipo de teste são os situacionais, são aqueles que reproduzem as responsabilidades/atividades do cargo. São reproduzidos uma situação para o candidato propor uma solução, permitindo avaliar o desempenho naquele contexto. Exemplo: construção de um fluxograma, como aumentar % de vendas.
Para finalizar temos também os testes psicológicos, esta é uma ferramenta utilizada exclusivamente por psicólogos, para ajudá-los na avaliação do candidato, avaliando as características psicológicas, as aptidões para o cargo e a adequação destas características à empresa.
Outras informações:
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