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Como ter sucesso e reconhecimento na carreira

Akemi  descendente de oriental com brasileiro,  branca. Usa cabelos pouco abaixo dos ombros prestos com mexas douradas. Veste camisa e calça Branca e por cima da camisa blazer azul escuro. Sorriso largo, sobrancelhas desenhadas, batom e unhas vermelhas. Como ter sucesso e reconhecimento na carreira

Publicado: 27-06-18
Foto: Edi Sousa - Studio Artes
Colunista: Akemi Shida psicloga, coach de carreira e processos seletivos, psicodramatista, escritora e consultora comportamental, com MBA em Gestão Estratgica de Negcios. H mais de 15 anos atuou como Headhunter em grandes organizações. Em Angola foi uma das responsveis pela rea de Recursos Humanos que recebeu o primeiro Certificado da ISO no pas.

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Pra Cego Ver: Akemi descendente de oriental com brasileiro, branca. Usa cabelos pouco abaixo dos ombros prestos com mexas douradas. Veste camisa e calça Branca e por cima da camisa blazer azul escuro. Sorriso largo, sobrancelhas desenhadas, batom e unhas vermelhas. Esta sentada em uma poltrona branca.


O mercado de trabalho mudou muito nas ltimas dcadas, tornou-se muito dinâmico, a agilidade que as mudanças acontecem, suas reinvenções, o que considerado novo hoje, torna-se obsoleto amanhã. A internet e as redes sociais alteraram profundamente as relações de trabalho, dentro e fora das organizações, estas alterações em conjunto com a crise que o mundo e o Brasil vive, nos traz um panorama de incertezas que dificultam a escolha de uma carreira, as decisões que precisam ser tomadas para crescer nas mesmas e o que realmente deve-se esperar de uma organização ou do mercado.

As carreiras tambm passam por estes processos de reinvenção automaticamente, por exemplo, o professor de sala de aula poder deixar de ter tanta necessidadesde existir por causa da gamificação e do aumento do ensino a distância. As competências que o profissional de educação precisa ter atualmente não são as mesmas do passado, necessrio ter flexibilidade para primeiramente entender as necessidades das novas gerações, as mudanças nas relações com o advento da internet e ter capacidade de se adaptar e aprender frente a este novo cenrio para poder se manter ativo no mercado de trabalho.

Antigamente, como as empresas demitiam muito pouco, o ideal era que os profissionais entrassem em uma empresa, tivessem a tal sonhada “carteira assinada” e se aposentassem nela. Neste contexto de organização do passado, com uma estrutura muito hierarquizada, onde o profissional por ter estabilidade, a promoção estava atrelada principalmente a maturidade no cargo e não aos resultados. Este tipo de carreira chamada de “I”, onde estava relacionada a uma estrutura rgida, linear de crescimento, os profissionais começavam nos cargos mais baixos e cresciam de forma sistemtica e temporal. Existia uma ordem de posições e cada etapa era definida e diferenciada de acordo com um conjunto especfico de responsabilidades e atribuições. E crescimento profissional neste tipo de estrutura acabava sendo muito moroso, pois era possvel subir somente um degrau por vez. Para chegar a um cargo de gerente podia demorar at 10 anos, alm deste tipo de estrutura permitir somente uma carreira gerencial, podendo ser um problema para um profissional muito tcnico e que não queria ter um cargo de liderança.

Apesar deste modelo estar em desuso pelas empresas e principalmente o jovem de hoje não querer esperar tanto tempo para crescer, suas expectativas ainda acontecem neste modelo. Em alguns casos responsabilizam a empresa por seu crescimento e podem não assumir as rdeas de sua trajetria profissional. A sorte pode nos ajudar, no sentido de estarmos no lugar certo, no momento ideal, porm se não tivermos preparados para abraçar a oportunidade, de nada adiantar. Muitos reclamam de a empresa não dar oportunidades, porm não se preparam para tal. Temos que ser protagonista de nossa histria profissional, somos ns que temos que definir para onde vamos, se planejar e se preparar.

Antigamente podamos nos “aposentar” em uma empresa, pois as mudanças eram muito morosas. Nos dias atuais com tantas incertezas, no nosso caso, onde passamos por uma das maiores crises da histria, onde o desemprego estrutural rompe com o nosso iderio de carreira, não podemos olhar o contexto da organização e exigir que seja como l atrs, precisamos nos desprender da hierarquia. As pessoas falam, mas não fazem, discursam, mas ainda tem dificuldade de sair de um modelo hierarquizado.
Este cenrio afeta as relações de trabalho todos os dias, amanhã você não sabe se vai perder o emprego por causa de uma crise, por exemplo, e mesmo para aqueles que não perderem seus empregos acabaram acumulando mais funções. Podemos perceber que o cenrio mudou e as competências esperadas hoje são diferentes do passado, a flexibilidade, capacidade de adaptação e de aprendizagem tornaram-se essenciais para termos sucesso atualmente. Estes aspectos trazem flexibilidade em nossa trajetria, se antigamente entrvamos numa carreira e a expectativa era ficarmos nela at a aposentadoria, hoje temos maior flexibilidade para escolher outras, se na que estamos não estivermos felizes. Temos a oportunidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, podemos optar por uma carreira tcnica, gerencial ou ambas ao mesmo tempo.

A principal caracterstica deste novo cenrio a autogestão de carreira, neste caso o autoconhecimento fundamental, pois tem mais haver com o que o indivduo compreende sobre sua carreira e o que ele quer para ela. Se hoje sou um gerente e amanhã quero ser um especialista, dentro das organizações possvel ter esta mobilidade, quando h uma vaga em aberto.

Nos dias de hoje as organizações esperam cada vez mais que seus colaboradores tenham um alto grau de flexibilidade e versatilidade em diversos cargos e/ou projetos, ele tornou-se multidepartamental. Ou seja, ele pode ser movimentado para diversas reas da empresa, isso depender do colaborador. Ele precisa ter o conhecimento de acesso sua carreira, porm tem que desenvolver outros conhecimentos para poder atuar em outras reas. Por exemplo, temos um profissional da rea de contabilidade que participou de uma implantação do sistema SAP e liderou este projeto. No futuro se a organização precisar implementar o SAP em outras reas ela pode convid-lo a liderar este projeto, mesmo não sendo de sua rea. Este profissional não sabe s aquilo relacionado a sua rea, conhece os que as outras reas relacionadas fazem. A base continua existindo, porm, o seu repertrio multidepartamental.
Neste cenrio a carreira passa a ter diversas possibilidades ao mesmo tempo, em um momento posso atuar como especialista em uma rea e concomitante posso ser gestor de um projeto. Outra possibilidade que pode acontecer de estarmos num estgio de carreira, onde somos, por exemplo, um gerente e queremos mudar para uma outra rea, neste caso teremos que voltar para a base da pirâmide para poder adquirir os conhecimentos e as habilidades necessrias.
Não existe carreira certa ou errada, e sim aquela que tem mais haver com o nosso propsito. Segundo Dutra (2017) toda carreira construda por um processo de reflexão que est alm de avaliar os pontos sequenciais de carreira, ele entende que necessrio sinalizar os pontos a serem “tocados”. Para ele:

• necessrio ter consciência do propsito de carreira e do desenvolvimento profissional - o que eu quero para a minha carreira?
• Ter ações de curto, mdio e longo prazo
• Ter autoconhecimento a respeito prprio
• Dilogo entre a carreira profissional e as demais reas da vida
• Monitoramento do propsito da carreira e do desenvolvimento profissional
O seu projeto de carreira est ligado ao seu propsito de vida? Pense a respeito, faça seu planejamento de curto, mdio e longo prazo que você ser feliz, ter sucesso e o tão sonhado reconhecimento.

Outras informações:

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E-mail:
carreiraeproposito@gmail.com
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