Home/ Destaques/ Compartilhar de Existe comunicao 100% Assertiva?

Existe comunicação 100% Assertiva?

ReginaPublicado: 13-06-18
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima - Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho fundadora da Notcia Pr Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratgica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), ttulo mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notcia Pr Trabalho no ar.
PraCegoVer: Regina loura, com olhos verdes, usa camisa xadrez marrom e est gesticulando com as mãos.

Existe comunicação 100% Assertiva?

Não! Mas d para melhorar a sua comunicação ou da sua instituição? Sim, possvel melhorar a sua forma de comunicação.

A comunicação para ser 100%, aproxima: comunicador do receptor. Deste modo 50% de qualquer comunicação est com quem comunica e 50% com a pessoa que recebe a
comunicação.

Dos 50% do receptor, apenas 25% exclusivamente dele enquanto ouvinte, esta porcentagem representa: a bagagem que este indivduo possui em termos de conhecimentos acadêmicos, culturais, emocionais, entre outros. Os outros 25% vão depender do interesse deste indivduo na comunicação que o transmissor pretende transmitir.

Baseado neste fato podemos afirmar que 75% da comunicação de um transmissor “pode ser sim assertiva”. Para isso importante entre outros fatores, termos a
consciência de que as pessoas são diferentes umas das outras em termos de aprendizado e perfil comportamental.

Pesquisas realizadas atravs do DISC uma teoria desenvolvida pelo psiclogo Dr Wiliam Moulton Marston em seu livro: “Emotions Of Normal People” revelam que: existem
quatro tipos bsicos de comportamentos observados em pessoas no mundo. São eles: Dominance (em português dominância), influence (influência), steadnisess (estabilidade), conscientiousness (conformidade), tambm conhecidos como: Comunicador, Executor, Planejador e Analtico.

Por isso, na hora de preparar uma estratgia, ou contedo, para transmitir uma comunicação importante: ter claro o quê se deseja comunicar, qual o seu diferencial no mundo e conhecer o pblico com quem queremos nos comunicar.

A bagagem que este pblico possui para absolvição deste contedo e o quanto estamos dispostos seja de forma: escrita, em vdeo ou pessoalmente, a falar a mesma coisa de diferentes maneiras para que a outra pessoa, possa entender nossa comunicação.

Lembrando sempre que não existe um perfil comportamental melhor que outro. Existem apenas pessoas, pessoas diferentes, que assim como a gente necessitam

muitas vezes serem alcançadas por aquela comunicação, para que mudanças boas ocorram.

Sejam estas mudanças de: engajamento, conhecimento, provocação de (munda)não entendi esta palavra) ou busca por resultados coletivos.

Espero que tenham gostado e enviem seus comentrios e pensamentos para podermos crescer juntos em termos de dilogo e comunicação.

At a prxima coluna!

Contato whatsapp 11- 99387-3713