Home/ Editorias/ Empreendedorismo/ A imagem envelhece ou amadurece?

A imagem envelhece ou amadurece?

Regina Ramalho

Publicado: 29-05-18
Foto: Edi Sousa e Nalva Lima -Studio Artes
Colunista: Regina Ramalho fundadora do Notcia Pr Trabalho, jornalista, jurista, cerimonialista e gestora especializada em comunicação, estratgica e construção de imagens. Consultora comportamental, facilitadora organizacional e VP (Vendedora Profissional), ttulo mais recente, mas do qual muito me orgulho, pois ajudou a manter Notcia Pr Trabalho no ar.
PraCegoVer: Regina Ramalho loura, olhos verdes, veste camisa preta cheia de flores brancas e vermelhas,  gesticula com as mãos, olhando para cima.

 

Esse um receio comum de pessoas pblicas ou personalidades dos mais diversos campos de atuação. Pois o processo de envelhecimento um grande temor do ser humano.

Uma preocupação tão exagerada de lutar ou camuflar o tempo, que muitas vezes at priva as pessoas de viver em plenitude a melhor idade. A idade do: j fiz, j sei, experimentei, realizei, conquistei... Agora tenho o que dizer ao mundo, tenho o quê compartilhar.

Quando falamos de pessoas pblicas: triste ver como por temer as opiniões e o tempo, algumas chegam a se submeter a cirurgias procedimentos que destroem seu carisma e expressões.

Talvez esse receio se justifique porque, na nossa ptria, nossos idosos são tratados como sendo um peso morto. Provavelmente venha da essa preocupação exagerada de esconder o tempo.

Quando fotografamos as mais diversas personalidade e imagens. muito comum ouvir: “faz o milagre dofotoshop, ou, “mas estou ficando velho, não fico mais bem em foto”.

Sorrio e respondo: a sabedoria não envelhece amadurece, as trajetrias que geram inspiração são eternas. De tal modo que: os cabelos brancos, as rugas, as cicatrizes são sinais de quem viveu, realizou e ainda possui muito o que mostrar e compartilhar com ao mundo.

Pensemos em grandes nomes da nossa histria: Oscar Niemeyer, Paulo Coelho, Joaquim Barbosa, Zagallo... Lygia Fagundes, Maria Luiza, Hebe Camargo, Ana Maria Braga... Estas ltimas, mesmo com câncer, mesmo carecas... Continuavam nicas e ainda hoje são insuperveis, pois o ser em plenitude eterno.

Nos ensaios fotogrficos que dirijo. Eu e o Edi trabalhamos o melhor ângulo, a coisa nica de homens e mulheres clicados por nossas lentes. lindo ver algum que nunca tinha sado em uma foto sorrindo, “sorrir”, ou quem fez as pazes com “o seu agora companheiro” culos, com os braços, boca, olhos...

A nossa imagem envelhece e ainda sim! Mas ainda sim continua linda, pois ela conta a nossa histria e revela nossa missão ao mundo.

#ReginaRamalhoAquelaQuemConstri
At a prxima coluna!