Comissão de Mediação da OAB/Jabaquara promove Ciclo de Debates Mediação Trabalhista: diferentes visões
Na próxima quarta-feira, dia 9 de maio, entre 8h30 às 13h00, a Comissão de Mediação da OAB Jabaquara realiza Ciclo de Debates -Mediação trabalhista: diferentes visões, na Casa do Advogado, Rua Afonso Celso, 1200 - São Paulo-SP. A entrada para o evento é a doação de leite em pó. As inscrições acontecem por intermédio do site: www.aobjabaquara.org.br/evento/2556
Público esperado: Mediadores, advogados, sindicalistas (patronal e trabalhistas), empresários, estudantes, entre outros interessados em conhecer mais sobre soluções de conflitos.
O evento desenvolverá dois painéis:
1° Painel - Aspectos Econômicos e Normativos Relacionados à Mediação Trabalhista.
2° Painel - Mediação, Aspectos Relacionais Empregador X Empregado e Impacto nas Contratações.
Entre os debatedores do 2° Painel participa a bacharel em Direito e também comunicóloga (pública, sindical e empresarial) Regina Ramalho, também fundadora do portal www.noticiaprotrabalho.com.br
A palavra tem poder, mas muitas vezes não possui consciência da sua força transformadora para o bem ou para o mal, afirma Regina Ramalho e continua:
A oralidade, isso é, a verbalização do conflito de interesse é um dos caminhos para promoção do diálogo entre os atores: patronal, trabalhista, poderes e sociedade. Dentro das organizações, os comunicadores desenvolvem um importante papel como facilitadores organizacionais, atuando como verdadeiros agentes da paz, quando auxiliam na conscientização do poder da palavra, de forma consciente e com o objetivo de buscar acordos onde todos os atores envolvidos conquistem ganhos reais, explica.
Coordenação do Ciclo de Debates Mediação trabalhista: diferentes visões
Ana Luiza Isoldi, Diretora da Comissão de Mediação da OAB/Jabaquara Saúde
Patrícia Coelho Carvalho, Diretora Adjunta da Comissão de Mediação da OAB/Jabaquara Saúde
Confira na programação quem serão os outros debatedores a integrarem o Ciclo de debates e faça sua inscrição com antecedência (vagas limitadas).
Sobre a profissão de Mediador: Atividade instituída por Lei 13/140/2015 com o objetivo de reduzir os conflitos, auxiliar nos acordos evitando que os mesmo alcancem as vias judiciais. Utilizando metodologias modernas para resolução de conflitos familiares e empresariais. Os princípios que regem a mediação são a imparcialidade, condições de igualdade entre as partes, oralidade, informalidade, autonomia da vontade das partes, busca de consenso, confiabilidade e boa-fé.
09h30min Abertura: Diretoria da Comissão de Mediação da OAB Jabaquara Ana Luiza Isoldi e Patricia Coelho Carvalho, Coordenadores do Núcleo de Relações de Direito do Trabalho e Previdenciário da OAB Jabaquara Andre Luiz Dias de Araujo e Diego Diniz Secaf, Presidente do CONIMA Fernanda Levy, Representante do GEMEP/CBAr, Representante do FONAME Juliana Polloni, Representante do ICFML Ana Luiza Isoldi e Fernanda Levy
10h00: Painel 1: ASPECTOS ECONÔMICOS E NORMATIVOS RELACIONADOS À MEDIAÇÃO TRABALHISTA
Debatedores:
Desembargadora Gisela de Araújo Moraes (visão do Judiciário),
Christiane Marques (visão da Advocacia Trabalhista),
Educador Financeiro Leo Brito (visão da Economia e Finanças Custo do conflito), Mediadora Ivone Saraiva (visão da Economia e da Mediação)
Coordenador da Mesa: Silvia Pedroso Nasrallah (visão da Mediação Trabalhista)
11h30min: Intervalo para o café
11h45min: Painel 2: MEDIAÇÃO, ASPECTOS RELACIONAIS EMPREGADOR EMPREGADO E IMPACTO NAS CONTRATAÇÕES
Debatedores:
Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário Augusto Grieco Sant´Anna Meirinho (visão do Ministério Público do Trabalho),
Mediadora especialista em Gestão Pública, Renata Porto Adri (visão de Analista do Ministério Público do Trabalho),
Comunicóloga- Regina Ramalho (visão da Comunicação),
Advogado Trabalhista André Luiz Dias Araújo (visão da Advocacia Trabalhista),
Coordenadora de mesa:
Sonia Frugoli visão da Mediação Trabalhista
13h15/13h30: Encerramento - Presidente da OAB Jabaquara Antônio Ricardo Miranda Júnior