POR QUE CONTRATAR PROFESSOR SURDO DE LIBRAS?
Publicado: 19/12/17
Colunista: Neivaldo Zovico, diretor do Escritório Regional da FENEIS (na Federação Nacional de Educação e integração dos Surdos em São Paulo- SP). Professor, palestrante, consultor de acessibilidade para surdos e deficientes auditivos. Coordenador Nacional de Acessibilidade para surdos da FENEIS, Professor de Matemática e Libras em Escolas Bilíngue para surdos. Atuou na EMEBS Helen Keller. Professor de Libras em Pós Graduação.
Pra Cego Ver: Neivaldo é branco, usa cabelos grisalhos e veste camisa social preta com mangas curtas, esta de braços cruzados.
Foto: Edi Sousa
É Lei! Aprioridade é incentivar os professores Surdos de LIBRAS no ingresso às instituições de ensino privadas e públicas. O mestre surdo está mais bem preparado para trabalhar as diferenças: Cultural e Linguística, bem como sua Identidade.
Os Surdos se comunicam em Língua de Sinais que é sua língua natural e que se utiliza de gestos, sinais e expressões faciais e corporais no lugar de letras. As expressões da Língua de Sinais são percebidas pela visão e produzidas pelo corpo, sobretudo pelas mãos. É primeira Língua dos Surdos ao redor do Globo e foi criada pelos próprios restritos Surdos.
A Língua de Sinais que é utilizada pelas pessoas Surdas e/ou com problemas auditivos permite a comunicação e o entendimento. Por essa razão, também deveria ser usada pela família, amigos, na comunicação com Surdos.
No ano de 1857, D. Pedro II convidou professor Surdo Ernest Huet a vir no Brasil para trabalhar com crianças surdas, então fora fundada a primeira Escola de Surdos, Instituto Imperial de Surdos Mudos. Hoje essa escola se chama Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro.
A pesquisa na área linguística legitimou a Língua de Sinais como a comunicação dos Surdos. No fim do século XX, movimentos sociais em prol do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) se iniciaram no ano de 1993. Foi uma longa batalha até a oficialização da Lei de LIBRAS.
Os Surdos se tornaram instrutores de LIBRAS para lecionar aulas de LIBRAS para pessoas ouvintes, entre eles, professores e psicólogos. Com isso, começaram a divulgar mais a LIBRAS e também a sua própria cultura surda e convivência.
Os vocabulários dos sinais que fazem parte da LIBRAS são criados pelo povo Surdo há muitos anos e vem aumentando a cada ano, por meio do acréscimo de sinais novos.
No ano 2002, a Língua Brasileira de Sinais LIBRAS foi oficializada e reconhecida pelo Governo Federal com a segunda língua oficial brasileira através de Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002.
Em seguida, no ano 2005 foi regulamentado o decreto de LIBRAS, nº 5.626 de 2005, que fez o avanço da LIBRAS dentro na educação através da sua inclusão como disciplinar curricular.
As universidades começaram a implantar cursos de Letras/LIBRAS onde instrutores Surdos poderão se formar professor de LIBRAS em nível superior para lecionar em diversas escolas bilíngues para Surdos, classes bilíngues, escolas inclusivas com alunos Surdos.
Alguns professores de LIBRAS Surdos já se formaram mestres ou doutores e, assim, poderão trabalhar em diversas universidades no Brasil. Muitos profissionais surdos já foram aprovados em: concursos de universidades públicas e privadas. Através de prova adaptada em LIBRAS em formato de vídeo no Brasil.
Conforme artigo 7º onde está escrito abaixo:
§ 1o Nos casos previstos nos incisos I e II, as pessoas surdas terão prioridade para ministrar a disciplina de Libras.
As instituições de ensino fundamental, médio e superior e cursos de idiomas deverão respeitar a prioridade e incentivar os professores Surdos de LIBRAS para ingressar nas instituições de ensino privadas e públicas, pois possuem a sua própria cultura e língua. Há muitas vantagens em se ter professores de Libras surdos. Entre elas, podemos citar: os alunos poderão aprender e conhecer melhor não só a língua, mas também a cultura surda. Além disso, com convivência, eles poderão aprimorar a Língua Brasileira de Sinais, tornar-se fluentes e, possivelmente, vir a ser intérpretes de LIBRAS profissionais.
Lembrando que foi lançado o Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007, com artigo 30 e quarto parágrafo.
As pessoas com deficiência farão jus, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, a que sua identidade cultural e linguística específica seja reconhecida e apoiada, incluindo as línguas de sinais e a cultura surda.
É importante que as universidades públicas e privadas e cursos de idiomas demonstrem a sua consciência em abrir as portas para professores de LIBRAS Surdos. Dando-lhes prioridade, para que assim eles não só ganhem um espaço na sociedade, mas também possam divulgar a toda sociedade brasileira sua diferença Cultural e Linguística, bem como sua Identidade. É preciso acreditar no potencial dos professores Surdos e garantir que esses profissionais sejam incluídos na sociedade brasileira, tendo assim igualdade aos outros professores.
Prof. NeivaldoZovico
Outras informações:
http://sp.feneis.org.br/
Tel.: 11 2574-9151
falecom@sp.feneis.org.br