Foto: Edi Sousa - Studio Artes
Colunista: LIGIA AZEVEDO sócia fundadora da Celi Soluções Remotas, é também administradora de empresas formada no Centro Universitário Ibero Americano Ênfase em Hotelaria após 15 anos atuou no seguimento hoteleiro nos mais conceituados hotéis da cidade de SP (entre eles Hotel Tryp Paulista Meliá Hotels International / Hotel Paulista Wall Street Suites). Com vivências em diversos departamentos, ficou conhecida por detectar os problemas e propor novas formas de processos de trabalho e também de relacionamento com integração e harmonia entre as equipes e entre equipes diferentes.
#PraCegoVer: Ligia, é branca, com cabelos um pouco abaixo dos ombros com mexas douradas. Usa camisa rosa com detalhes em renda. Está com uma mão sobre a outra em frente ao corpo.
Quando escolhemos uma nova profissão precisamos fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre ela e se realmente temos as habilidades e competências necessárias que a função exige. Durante minha carreira em Recursos Humanos me deparei algumas vezes com profissionais bacharelados ou técnicos em uma profissão, tinham as habilidades necessárias, mas não possuíam as competências que a função exigia.
Bom, primeiro você deve fazer uma autoanálise, o que você tem facilidade em executar, o que você gosta de fazer, em que área é mais competente e quais os recursos que você necessita para realizar aquela função. E para quem vai oferecer os seus serviços.
Sabendo disso fica mais fácil criar um leque de serviços que possa oferecer. Se não souber fazer, não ofereça! Isso pode acabar com a sua carreira nos primeiros clientes, pois as indicações são muito importantes, tanto no nosso ramo como em qualquer outro.
Tenha foco! É melhor ter uma gama pequena de serviços que você faça com excelência do que oferecer vários serviços de baixa qualidade.
Com o passar do tempo você pode se aperfeiçoar em outras funções e então oferecer outros tipos de serviços.
Ser proativo é uma das competências exigidas, vamos pensar o seguinte, se a empresa está delegando essas atividades, é porque não tem tempo para executar ou planejar, por isso quanto mais você entender a necessidade do cliente e se antecipar a elas, seus resultados serão melhores.
Se preocupe com os detalhes, isso faz toda a diferença, em qualquer lugar ou relacionamento, e agrega muito mais valor ao seu trabalho.
Outra exigência primordial em um assistente virtual é a organização, sem ela é impossível conciliar o trabalho, os filhos, a casa. Principalmente quando sua carteira de clientes aumentar, é necessário saber dividir o tempo com cada assunto e cliente. Além disso, a organização serve para facilitar a vida de qualquer pessoa e economiza muito o seu tempo.
Seja empático e atento, muitas vezes o que achamos que é o melhor para nós, não é o melhor para o cliente, portanto é muito importante estar aberto as mudanças que o cliente solicita e assim deixá-lo satisfeito.
Entregue as atividades no prazo combinado, ou avise com antecedência que não conseguirá cumpri-las no tempo acordado. Seja sempre transparente e honesto com seus clientes!
Para ajuda-lo a concluir os trabalhos, existem ótimos aplicativos para contabilizar o tempo das tarefas, agendas, organização de senhas, contabilidade, entre outros.
Os cursos de especialização e mentorias na área são essenciais, pois mesmo tendo experiência no mercado de trabalho, o home office e ser dono do próprio negócio exige alguns conhecimentos específicos.
Estas são algumas das habilidades e competências que um Assistente Virtual deve ter, mas a maior delas é gostar de ajudar pessoas, nossa profissão tem a grande missão de ajudar as pessoas e empresas a terem mais tempo para cuidar de seus negócios. E quando você se dá conta da importância que sua profissão tem no mundo e toma isso para si, a realização acontece.
Abraços!
Outras informações:
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(11) 97639-1744