Mas afinal, o que é um Assistente Virtual?
Publicado: 01-08-18
Foto: Edi Sousa - Studio Artes
Colunista: LIGIA PINTO DE AZEVEDO JORDANO e administradora de empresas formada no Centro Universitário Ibero Americano Ênfase em Hotelaria após 15 anos atuou no seguimento hoteleiro nos mais conceituados hotéis da cidade de SP (entre eles Hotel Tryp Paulista Meliá Hotels International / Hotel Paulista Wall Street Suites). Com vivências em diversos departamentos, ficou conhecida por detectar os problemas e propor novas formas de processos de trabalho e também de relacionamento com integração e harmonia entre as equipes e entre equipes diferentes.
PraCegoVer: Ligia, é branca, usa camisa rosa claro e está com o braço na cintura.
Agora é sócia fundadora da Celi Soluções Remotas (lançada em dezembro de 2017).
Desde que iniciei minha nova profissão e digo para meus amigos e familiares o que eu faço, a grande maioria não sabe ou confunde com assistência técnica de computadores. Assistente Virtual é uma profissão nova no Brasil, e realmente é compreensível não ser tão conhecida por aqui, afinal eu também não conhecia até alguns anos atrás!.
Esta profissão foi criada originalmente nos Estados Unidos, porém, ganhou confiança entre os empreendedores e profissionais liberais em muitos países.
Mas afinal, o que é um Assistente Virtual?
Trata-se de um profissional qualificado que oferece serviços dos quais tem habilidades para empresas que tem uma demanda de trabalho e não conseguem desenvolvê-los.
Um Assistente Virtual é um profissional autônomo que oferece assistência administrativa, técnica, criativa ou social remotamente a partir de um home office.
O intuito desta contratação é de desafogar um determinado serviço que uma empresa tem e não consegue direcionar seus esforços para a atividade principal. Por exemplo, um arquiteto que tem um pequeno escritório e por ter de lidar com planilhas de controles de clientes, estoques e fluxo de caixa, não tem tempo para dedicar-se aos seus projetos, novos clientes, estudar mais, ou até mesmo para sua família.
Nós vamos lá e ajudamos este empreendedor a empenhar-se em fazer sua empresa crescer.
Além disso existem fatores financeiros que fazem com que algumas empresas, principalmente as pequenas (MEI, Psicólogos, Massagistas, Terapeutas, Coach, Dentistas, Arquitetos, entre outros), que têm recursos limitados contratarem Assistentes Virtuas como:
- Isenção de encargos ( FGTS, INSS, férias, etc.)
- Economia com despesas fixas como internet, computadores, posto de trabalho, vale transporte, assistência médica e alimentação;
- Flexibilidade de horário e horas contratadas. Quando se contrata um Assistente Virtual, a empresa pode determinar a quantidade de horas que necessita semanalmente ou mensalmente, ou o contrato pode ser para um trabalho especifico com prazo determinado.
- Um empregado fixo ou temporário terá sempre a mesma remuneração independente de sua produtividade e um Assistente Virtual terá mais trabalho e maior remuneração se tiver uma maior produtividade.
As atividades mais comuns e mais solicitadas à um Assistente Virtual são: gerenciamento de redes sociais, digitação de documentos, traduções de documentos, revisão, edição e formatação de textos, elaboração de planilhas, elaboração de planilhas, elaboração de apresentação de slides, inserção de dados em sistemas ou planilhas, administração de contas a pagar e a receber, notas fiscais, gerenciamento de agendas, organizações de eventos, festas e apresentações entre outros.
Essas atividades são apenas algumas e as mais procuradas hoje em dia. Mas tudo depende da necessidade da empresa que quer contratar um Assistente Virtual.
Bom, espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre esta nova profissão que tem me encantado a cada dia.
Abraços!
Outras informações:
E-mail: celi.solucoesremotas@gmail.com
whatsapp: (11) 97639-1744