Home/ Editorias/ Mundo do Trabalho/ Confira as história das camisetas

Confira a história das camisetas

1ª Exposição de Camisetas Históricas:
“Homenagem às Lutas e Conquistas Sindicais”.
Curadora: Caroline Ruy, coordenadora do Centro de Memória Sindical de São Paulo, com o apoio da CEO do Pró Trabalhador Agência de Notícias, a jornalista Regina Ramalho. 
A exposição vai acontecer também em outras cidades e municípios onde o portal tem ações previstas, entre elas: São Bernardo, São Roque, São Pedro, Santos, Jandira, Guarulhos (entre outros). 

Descrição: 1ª Camiseta. Fim da descrição Descrição:2ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição:3ª Camiseta. Fim da descrição

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
1.    Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco – Campanha salarial 1991. (Patrimônio CSM)
2.    Padeiros de São Paulo – Campanha salarial de 1993. (Patrimônio CSM)
3.    Diesat – Comemorativa 15 anos – 1995. (Patrimônio CSM)
Descrição: 4ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 6ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 5ª Camiseta. Fim da descrição
4.    Força Sindical – Movimento Reage São Paulo, idealizado por parentes de vítimas da violência em São Paulo – 1996. (Patrimônio CSM)
5.    Sintratel CUT – Unidade de Luta – Chapa 1 – gestão 1996/1999. (Patrimônio CSM)
6.    Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo – 9º Congresso. (Patrimônio CSM)
Descrição: 7ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 8ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 9ª Camiseta. Fim da descrição
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
7.    Conclat – Força Sindical, CUT, CTB, CGTB, NCST – 2010. CONCLAT Mais de 25 mil sindicalistas e ativistas das Centrais (CGTB, CTB, CUT, FS e NCST) compareceram ao estádio do Pacaembu, em São Paulo, em 1º de junho de 2010, e aprovaram a Agenda para o Desenvolvimento, com redução dos juros, ampliação dos investimentos públicos, aumento real de salários, redução da jornada para 40 horas semanais, fortalecimento do SUS, melhoria dos transportes públicos, defesa da Petrobrás e outras propostas de interesses nacionais. (patrimônio CMS, fonte CGTB)
8.    UGT – 2º Congresso Nacional – São Paulo – julho de 2011. (Patrimônio CSM)
9.    Federação dos metalúrgicos do Estado de SP – manga longa. (Patrimônio CSM)
Descrição: 10ª Camiseta. Fim da descrição Descrição: 11ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 13ª Camiseta. Fim da descrição
 
10. Força Sindical – Campanha pela redução da jornada – Reduzir a jornada é gerar emprego. (Patrimônio CSM)
11. Jornada Nacional de Lutas – Força Sindical, UGT, CTB, CGTB, NCST – agosto de 2011. (Patrimônio CSM)
12. 1º de maio unificado – Força Sindical, UGT, CTB, CGTB, NCST – 2011. (Patrimônio CSM)
13. Químicos da Força – 2º Encontro Estadual de CIPA e SEMT do setor químico. (Patrimônio CSM)
Descrição: 14ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 15ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 16ª Camiseta. Fim da descrição
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
14. Rotary Internacional – Campanha Elimine a Pólio Agora – End Polio Now. (Patrimônio CSM)
15. Força Sindical – Março Mulher. (Patrimônio CSM)
16. Campanha Uma taxa Robin Hood por um mundo sustentável – junho de 2012. (Patrimônio CSM)
Descrição: 17ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 18ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 19ª Camiseta. Fim da descrição
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
17. Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco – 50 anos – 2013.
18. Agência Sindical – Comemorativa 15 anos – 2016. (Patrimônio CSM)
19. Em defesa do Brasil! Não às privatizações! Com a privatização da siderúrgica Usiminas, em setembro de 1991, a CGTB lançou pioneiramente a campanha do impeachment de Collor, vitoriosa um ano depois. Desde então, tem travado uma luta sem quartel em defesa das estatais, notadamente, em defesa da Petrobrás, do pré-sal, da Eletrobrás, ameaçadas de desmonte e privatização pelas beiradas, com vendas de ativos e subsidiárias. (fonte e patrimônio CGTB em préstimo ao Pró Trabalhador)
Descrição: 20ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 21ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 22ª Camiseta. Fim da descrição
20. BASTA DE SUPERÁVIT PRIMÁRIO! Somente em 2015 foram torrados com juros R$ 502 bilhões, duas vezes mais o que foram gastos em Saúde e Educação juntas.  Essa transferência de recursos públicos aos bancos é feita através do superávit primário.
Chega de engordar banqueiro! Os recursos públicos têm ser usados para o desenvolvimento do país e para o atendimento à população. (fonte e patrimônio CGTB em empréstimo para o Pró trabalhador). 
21. Sem pato, sem golpe! Por mais empregos e direitos (patrimônio Federação dos Metalúrgicos de SP- CUT em empréstimo para o Pró Trabalhador).
22. Quem produz as riquezas e o progresso do nosso país merece reconhecimento. Reposição integral da inflação, valorização nos pisos. Jornada de 40h  sem redução salarial e Licença Maternidade 180 dias (patrimônio Federação dos Metalúrgicos de SP- CUT em empréstimo para o Pró Trabalhador).
Descrição: 23ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 24ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 25ª Camiseta. Fim da descrição
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
23. Juntos! A luta é vitoriosa. Campanha salarial 8% 2013  (patrimônio Federação dos Metalúrgicos de SP- CUT em empréstimo para o Pró Trabalhador).
24. Fórum Social Mundial da Biodiversidade 2015 Manaus Amazônia Brasil . O Comitê Organizador do Fórum Social Mundial da Biodiversidade - Manaus 2015  lança oficialmente a atividade com a presença de diferentes setores da sociedade civil no dia 07 de Janeiro de 2015 (quarta-feira), às 14h, no auditório Beth Azize, localizado no 4º andar da ALEAM - Av. Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, Parque Dez de Novembro. (Central UGT patrimônio e fonte leitor do Pró Trabalhador ). 
25. Novembro Azul. Quem precisa Morrer é o seu preconceito! Com o slogan “Quem precisa morrer é seu preconceito”, a União Geral dos Trabalhadores do Estado do Amazonas, juntamente com a Nova Central percorreu, a Avenida Eduardo Ribeiro, em Manaus, visando promover a importância da prevenção a esta doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás, apenas dos casos de câncer de pele. (Central UGT patrimônio e fonte leitor do Pró Trabalhador ). 
Descrição: 26ª Camiseta. Fim da descriçãoDescrição: 27ª Camiseta. Fim da descrição
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
26. 1º de Maio Trabalhadores (As) e os 30 anos de Redemocratização do Brasil (29 e 30 de Abril de 2015 SP). (Central UGT patrimônio do leitor do Pró Trabalhador). 
27. 1º Campeonato de Luta de Braço. SintraconSP
2013. (Central Força e patrimônio e fonte leitor do Pró Trabalhador). Em intervalos de almoço ou café conquistas históricas da categoria da Construção Civil, trabalhadores passam o tempo jogando domino e descontraindo do trabalho ardo com Luta de Braço.