DECIDIR PARA DECOLAR!
Na coluna desta semana, o Psicólogo e Life Coaching Felipe Siqueira dialoga com: Thais Nascimento, estudante e estagiária no ramo da Engenharia Civil, sobre: DECIDIR PARA DECOLAR! - O futuro é construído pelas nossas decisões. - Relata o colunista.
Publicado: 08/12/15
Colunista: Felipe Siqueira - Psicólogo e Life Coach, com especial ênfase para a qualidade de vida, orientação vocacional e sua relação com o autoconhecimento. Idealizador e co-fundador do projeto Trilha Vocacional, com formação e carreira em Administração de RH. Atualmente atua em consultório clínico e coordena programas institucionais para Recursos Humanos.
Foto: Edi Sousa e Nalva LimaStudio Artes.
O futuro é construído pelas nossas decisões!
Felipe Siqueira - Primeiramente agradeço por conceder esse bate-papo ao Pró-Trabalhador, especialmente à minha coluna, que cada vez mais oferece aos leitores conteúdos diversificados sobre oportunidade e carreira! Falaremos hoje com a ex-agente de turismo e atual estagiária do ramo de engenharia Thais Nascimento sobre a decisão de arriscar jogar tudo para o alto e evoluir na carreira em busca de outro segmento. A bela jovem nos conta um pouco da sua decisão, e de como tornou possível ingressar em outro mercado, num cenário tão crítico. A princípio, peço que você compartilhe conosco de onde surgiu a ideia de decolar do Turismo direto para Engenharia Civil.
Entrevistada - Eu gostava de trabalhar no ramo de turismo, mas sabe quando você fala "eu amo o que faço", pois é eu não sentia isso, foi quando eu comecei à pesquisar o mercado de trabalho e decidi que engenharia seria realmente desafiador e me joguei.
Felipe Siqueira Você acredita que valeu a pena? Nos conte um pouco sobre as principais dificuldades e superações.
Entrevistada Meu principal desafio foi conciliar o tempo de estudo com o trabalho, tomei minha primeira grande decisão: vou parar de trabalhar. Consegui um estágio na faculdade que me concedeu uma bolsa de estudos, mas nada além disso, fiquei por quase dois anos somente no estágio e graças a Deus tive o apoio da minha mãe e meus familiares que acreditaram no meu sonho. Hoje sei que valeu muito a pena, estou estagiando em uma empresa reconhecida na construção civil e seguindo meus estudos.
Felipe Siqueira O que você encontrou na Engenharia que te faltava no segmento de Turismo?
Entrevistada Encontrei desafios, isso me motivou e me motiva todos os dias.
Felipe Siqueira O que na sua experiência é preciso para tomar uma decisão tão controversa na carreira?
Entrevistada É preciso coragem e determinação, pois no começo nunca será fácil.
Fazer uma análise de sua carreira atual e decidir se vale a pena.
Felipe Siqueira Arrisco dizer que você viajou, e mostrou que é possível decolar em outros nichos. O que você pode compartilhar conosco em relação à essa decisão?
Entrevistada Quando decidi mudar de ramo profissional, minha decisão foi com base no apoio da minha família, desde o início nos preparamos e no organizamos que para que tudo saísse como planejávamos. Claro que nada é perfeito e no meio do caminho nos deparamos com certas dificuldades, principalmente porque eu estava na minha zona de conforto e não entendia nada de construção civil. Hoje estou caminhando para o terceiro ano de faculdade e estagiando, e continuo enfrentando desafios diariamente, mas me sinto muito feliz pois sei que amo o que faço.
Felipe Siqueira Considerando hoje sua nova experiência no ramo de Engenharia, qual a mensagem mais valiosa que você pode compartilhar com quem tem medo de decidir mudar?
Entrevistada Não ter medo, medo nos desmotiva e nos aprisiona em paradigmas. Analise hoje como está sua vida e sua carreira. Se questione, você se sente realmente satisfeito com o que faz? Se a resposta for positiva parabéns, caso contrário está na hora de sair da zona de conforto e projetar novas metas e objetivos.
Felipe Siqueira Obrigado, foi demais!
Abraços!
By Felipe Siqueira
Outras informações:
conexaocomfelipe@gmail.com
facebook/felipedossantossiqueira
LinkedIn: Felipe dos Santos Siqueira
Whatsapp: + 55 * 11 993 905 005
www.trilhavocacional.com.br
Obs: O Pró Trabalhador não se responsabiliza por serviços contratados e prestados diretamente por seus colunistas. Apenas por palestras, treinamentos e oficinas contratadas diretamente com o comercial@protrabalhador.com.br, nestes casos é feito contrato próprio e apresentação de nota fiscal do Pró Trabalhador. Atenciosamente, Direção do Pró Trabalhador.